publicações / Notícias do Arquivo

09.07.2019

Parceria garante o monitoramento da qualidade da água do lago de Fraiburgo



Estudo da UNIARP, conta com a parceria da Prefeitura de Fraiburgo e do Laboratório Terranálises

O projeto obteve início no mês de abril e obtém caráter contínuo no decorrer dos anos.
O estudo é idealizado pelo professor Roger Francisco Ferreira de Campos e pela acadêmica Lecilda Reichardt, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP. O diretor do Laboratório Terranálises, Fabiano Martinello destaca que a ação voluntária do monitoramento da qualidade do Lago das Araucárias é de extrema importância para o município

 

A UNIARP está realizando estudos sobre a qualidade da água do Lago das Araucárias, no município de Fraiburgo-SC. O trabalho conta com a parceria da Prefeitura de Fraiburgo e do Laboratório Terranálises.

O projeto obteve início no mês de abril e obtém caráter contínuo no decorrer dos anos.

O estudo é idealizado pelo professor Roger Francisco Ferreira de Campos e pela acadêmica Lecilda Reichardt, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP.

O trabalho tem como objetivo analisar a interação do município de Fraiburgo e efeitos sazonais com a qualidade da água do Lago das Araucárias, através de analises físicas, químicas e biológicas (28 parâmetros) do sistema hídrico e como esses parâmetros estabelecer o Índice da Qualidade da Água (IQANFS).

Os resultados são divulgados para a comunidade local e da região através de cinco totens instalados ao redor do lago.

Eles apresentam uma ponderação variando de ótima, bom, regular, ruim e péssima, conforme classificação do mês amostral – intermédio ao Índice de Qualidade da Água (IQANFS).

As informações também são divulgadas por meio do código QR Code instalado nos totens. Pode ser acessado por celulares e meios eletrônicos portáteis que é direcionado para o relatório do respectivo mês amostral.

Avanço ambiental

O professor Roger salienta que o trabalho é um grande avanço ambiental para o município de Fraiburgo-SC. “O projeto de monitoramento da qualidade da água do lago das araucárias é um mecanismo de educação ambiental, que possui a finalidade de alertar as pessoas com o atual cenário do recurso hídrico. Através do atual cenário podem ser desenvolvidas ações para minimizar a contaminação da qualidade do Lago, tanto pelos cidadãos do município, como também a gestão pública de Fraiburgo”, comenta.

Segundo ele, o monitoramento da qualidade hídrica é o primeiro passo para a gestão sustentável do município perante ao saneamento. É um meio que apresenta o atual cenário da interação urbana com o sistema hídrico.

Ação voluntária

O diretor do Laboratório Terranálises, Fabiano Martinello destaca que a ação voluntária do monitoramento da qualidade do Lago das Araucárias é de extrema importância para o município.

“Toda a sociedade terá conhecimento da atual situação da qualidade da água do lago e, juntamente com poder público e instituições privadas poderá ser desenvolvido um plano para a preservação e melhoria da qualidade da água deste belo cartão postal da cidade de Fraiburgo. Estamos muito honrados em poder estar desenvolvendo esse trabalho de forma voluntária, pois o mesmo vem de encontro com a missão do Laboratório Terranálises que é contribuir com o desenvolvimento sustentável de toda a comunidade”, afirma.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp