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Leituras interdisciplinares sobre acessibilidade espacial no curso de Arquitetura e Urbanismo
Acadêmicos da 3ª, 5ª e 7ª fases do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP, apresentaram dia 01 de junho os resultados das Leituras Interdisciplinares desenvolvidas em cada uma das fases, com a temática acessibilidade espacial. As três fases trabalharam com a mesma temática, no entanto com diferentes leituras, abordagens e objetivos.
A leitura da 3ª fase buscou aproximar os acadêmicos ao tema e a NBR 9050 através da análise das condições de acessibilidade espacial da EeB. Paulo Schieffler baseada nas experiências individuais dos usuários. Os acadêmicos realizaram percursos guiados (walkthrough) com diferentes grupos de alunos, simulando situações do dia a dia de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e assim conhecendo através da vivência os problemas de acessibilidade da Escola.
O objetivo da leitura interdisciplinar da 5ª fase foi avaliar as condições atuais de acessibilidade espacial da EeB. Paulo Schieffler, com base na leitura da legislação vigente e do Manual de acessibilidade espacial para escolas. Os acadêmicos realizaram o diagnóstico in loco da escola, visando fornecer subsídios para as necessárias adequações.
Já a 7ª fase desenvolveu suas leituras e sua aplicação prática relacionadas ao espaço urbano. Os acadêmicos, avaliaram as condições de acessibilidade do entorno da EeB. Paulo Schieffler, tendo como parâmetro avaliativo a NBR 9050, e desenvolveram diretrizes projetuais para as necessárias adequações.
A realização das leituras e suas aplicações práticas auxiliaram na conscientização dos acadêmicos acerca do papel do arquiteto e urbanista quanto à acessibilidade espacial nas edificações e no espaço urbano e seu reflexo na inclusão social.
Os pôsteres desenvolvidos pelos acadêmicos com os resultados das leituras interdisciplinares serão apresentados na EeB. Paulo Schieffler, promovendo a discussão da temática com a comunidade escolar.
Imprensa Uniarp