publicações / Notícias do Arquivo

26.03.2018

Manejo integrado de pragas e doenças é tema de Aula Magna de Agronomia



O curso de Agronomia da UNIARP realizou dia 21 de março sua Aula Magna com a discussão do tema: Manejo integrado de pragas e doenças. A abertura contou com a presença do professor Leandro Hahn, coordenador do curso de Agronomia e do professor Jolmar Luis Haweroth, vice-reitor Administrativo.

Quais os atuais desafios no manejo e controle de pragas e doenças agrícolas? Erros e acertos no controle destes? Quais são as perspectivas futuras no controle e manejo? Qual será o papel do Engenheiro Agrônomo diante dos novos desafios no manejo integrado de pragas e doenças? No que a UNIARP contribuiu para aumento do conhecimento do estado da arte sobre o assunto? Estes foram alguns dos questionamentos aventados pelos dois palestrantes que ministraram a Aula Magna.

A primeira palestra: “Tendências do Manejo Integrado de Pragas Agrícolas” foi proferida pelo Dr. Rafael Borges, coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Isca Tecnologias e professor da UNIARP. Ele apresentou uma retrospectiva histórica sobre o controle de pragas no mundo e mostrou como o manejo integrando inúmeras técnicas será a única alternativa para produzir alimentos de forma segura.

A segunda palestra foi proferida pela professora mestre Leyza Paloschi de Oliveira, docente na UNIARP e doutoranda na Udesc na área de Fitopatologia com o tema “Eficácia de Bioativos para uso na Agricultura”.

Ela discorreu sobre a riqueza de bioativos com potencial para uso no controle de pragas e doenças que estão “escondidos” na nossa biodiversidade, esperando serem descobertos pela ciência. Por fim, Leyza apresentou a trajetória da pesquisa desenvolvida na UNIARP e que determinou a primeira patente depositada pela Universidade nos Estados Unidos. A conquista inédita foi o resultado de uma pesquisa que procurou desenvolver e identificar substâncias com potencial para controle e manejo dos dois principais gêneros de formigas cortadeiras: Atta spp e Acromyrmex spp.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp