publicações / Notícias do Arquivo

16.03.2018

Mestranda da UNIARP desenvolve pesquisa aplicada em escola pública



A estudante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, Aline da Rocha Almeida, iniciou dia 08 de março o Programa de Formação: “Ação em Escolas Criativas: pertinência e empatia nos processos de ensino e aprendizagem”.

O programa é oferecido aos docentes da Escola Municipal de Educação Básica Rodolfo Nickel, vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador. A atividade faz parte da pesquisa aplicada que a estudante vem desenvolvendo no Programa de Mestrado e tem por pretensão contribuir para a inovação pedagógica, por meio da utilização de uma metodologia de ensino que favorecerá a articulação entre teoria e prática e a aproximação do currículo escolar com a realidade da comunidade em que a escola está situada.

Ao fazer a abertura, Aline destacou a relevância da pesquisa para a escola, a forma que o programa formativo será desenvolvido e os resultados esperados. Além de apresentar um diagnóstico da escola, indicou algumas condições que podem ser melhoradas em decorrência da pesquisa.

O encontro também contou com a participação da coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Andrea Carla Comel, e da coordenadora Pedagógica, Ana Paula Spuldaro Peretto, ambas fazem parte da equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Caçador. “A Pesquisa Aplicada da Aline vem ao encontro com o que a educação atual precisa. Um projeto inovador, propondo um ensino contextualizado que o torna mais interessante e atraente para as crianças.  Sem dúvida, de grande valia para a Escola e Comunidade!”, destacou Andrea.

A professora Marlene Zwierewicz, da UNIARP, que é a orientadora da pesquisa e desenvolveu parte das atividades do encontro de abertura, reforçou que o Programa de Mestrado Profissional prioriza a pesquisa aplicada. Por isso, existe uma intervenção dos mestrandos na realidade pesquisada, além da coleta de dados para avaliar a relevância das ações desenvolvidas.

 

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp