publicações / Notícias do Arquivo
Mestrandos apresentam propostas inovadoras para a educação básica
Durante o III Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras: ‘Experiências da Educação Básica Catarinense e Paranaense’, estudantes do Mestrado Profissional em Educação Básica apresentaram nove propostas inovadoras, elaboradas no decorrer das aulas, para colaborar com escolas de Educação Básica dos contextos em que atuam. O seminário aconteceu nas dependências da UNIARP e foi organizado pelas disciplinas de Didática e Metodologias de Ensino da Educação Básica e Teoria e Prática em Gestão Educacional do referido programa.
As propostas atendem demandas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e priorizam a aproximação entre os conteúdos curriculares e a realidade e a articulação teórico-prática.
As iniciativas foram elaboradas no decorrer da Disciplina de Didática e Metodologia do Ensino e utilizaram como base a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). São propostas diferenciadas por utilizar com princípios teóricos a transdisciplinaridade e a ecoformação e que se diferenciam pelo potencial para favorecer a transformação das práticas pedagógicas.
Além dos nove projetos, foi apresentada uma proposta de gestão inovadora por estudantes que frequentam a disciplina de Gestão Educacional, bem como duas propostas valorizando a internacionalização, sistematizadas por docentes do programa.
Organizado pelas disciplinas de Didática e Metodologias de Ensino da Educação Básica e Teoria e Prática em Gestão Educacional, o evento valorizou o protagonismo dos mestrandos e possibilitou que observassem o potencial das propostas como possíveis objetos de pesquisa. Dessa forma, além de estimular a criatividade, a iniciativa interdisciplinar do Programa de Mestrado, teve como propósito promover a pesquisa com intervenção para favorecer o desenvolvimento da educação de seu contexto de inserção.
[foogallery id=”18941″]
Imprensa Uniarp