publicações / Notícias do Arquivo

18.07.2017

Mestrandos da UNIARP realizam visitas na Temasa e Epagri



O objetivo das visitas é compreender na prática os fenômenos desenvolvimento e subdesenvolvimento, e como empresas públicas e privadas podem intervir neste processo

Mestrandos em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP, por meio da disciplina de Teorias e Processos do Desenvolvimento, realizaram visitas técnicas na Temasa e na Epagri. O objetivo das visitas é compreender na prática os fenômenos desenvolvimento e subdesenvolvimento, e como empresas públicas e privadas podem intervir neste processo.

A primeira visita, realizada no dia 07 de julho na Estação Experimental da Epagri de Caçador, foi conduzida pelos pesquisadores Dr. Renato Vieria, Dr.ª Maraísa Crestani Hawerrott, Dr. Marcus Kvitschal e Dr. Luiz Argenta. O objetivo da visita, além de conhecer os programas de pesquisa da Epagri foi de compreender como uma empresa pública de pesquisa pode gerar desenvolvimento regional.

A segunda visita aconteceu no dia 14 de julho na empresa Temasa. A visita teve como objetivo a compreensão de como empresas privadas podem contribuir com o desenvolvimento, não somente na geração de empregos e renda, mas também, em suas ações para melhorar a qualidade de vida dos seus entornos. Na Temasa, os mestrandos tiveram a oportunidade de conhecer as ações da empresa, bem como de seus empresários, que são ativos em projetos na sociedade – relacionando assim o conteúdo ao empreendedorismo social.

As atividades foram mentoradas e acompanhadas pelos professores Rosana Ogoshi, Ivanete Schneider Hahn e Anderson Martins. Os professores explicam que a metodologia de visitas técnicas é utilizada, especialmente, com objetivo de aproximar os alunos do curso aos diferentes agentes de desenvolvimento – sejam eles públicos ou privados. Além disso, há necessidade de formar uma geração que seja capaz de integrar esses agentes, na busca da melhoria da vida das pessoas da micro e macrorregião.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp