publicações / Notícias do Arquivo
Visita ao Museu Entomológico Fritz Plaumann
Dia 03 de julho, acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da UNIARP (licenciatura e bacharelado) realizaram uma visita técnica ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, localizado no município de Seara/SC. A visita foi na disciplina de Zoologia ministrada pela professora Andrea Tozzo Marafon,
O objetivo da visita foi agregar os aprendizados teóricos e práticos obtidos nas disciplinas de Zoologia de invertebrados I e II. Abordando a importância da zoologia para o conhecimento da biodiversidade, preservação e perpetuação das espécies, vivências reais sobre taxonomia e sistemática e a caracterização e análise dos diversos filos de animais invertebrados.
O Museu Entomológico Fritz Plaumann
Em 70 anos de trabalho na região da bacia do Rio Uruguai, e de incursões ao Paraná e Mato Grosso do Sul, Plaumann conseguiu classificar 17 mil espécies, sendo que, 1.500 eram desconhecidos da ciência. A coletânea de Plaumann possui um total de aproximadamente 80 mil exemplares.
“O trabalho meticuloso desse pesquisador autodidata conquistou o reconhecimento de seus colegas cientistas de todo o mundo, que batizaram 150 das novas espécies descobertas por ele com o seu nome. A maioria delas são besouros, como o Antenisius plaumanni, o Aleiphaquylon plaumanni e o Ormeta plaumanni. Uma homenagem justa. E talvez a mais importante que já recebeu, por ser imorredoura. Mas não foi a única. No início de 1991, recebeu a Grã-Cruz do Mérito Científico da Alemanha, a mais alta condecoração do gênero concedida por seu país de origem”. Revista Globo Rural (Junho 93), por Carlos Stegemann.
O maior Museu Entomológico da América Latina fica na colina em frente à casa em que o entomólogo Fritz Plaumann viveu seus últimos anos no Distrito de Nova Teutônia. Acesso pela rodovia SC 283 (Seara-Chapecó) e através de rodovia municipal pavimentada, com extensão de 11,1 Km.
Imprensa Uniarp