publicações / Notícias do Arquivo
5ª Noite Cultural do curso de Pedagogia
Acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIARP realizaram dias 19 e 20 de junho a 5ª Noite Cultural. O evento faz parte das Atividades Práticas Formativas das diretrizes curriculares do curso. Nele, os acadêmicos são incentivados a produzir algo que seja inovador, mas que possa ser realizado, principalmente, na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental.
No evento, os acadêmicos apresentaram histórias infantis, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, quase todas inéditas. O professor Mário e a 3ª fase, na disciplina Psicologia da Aprendizagem, apresentaram os resultados da pesquisa: “Como o aluno aprende a partir do próprio ponto de vista”. A professora Débora na disciplina Educação Ambiental, com a 7ª fase apresentaram e encenaram texto e música em defesa do meio ambiente.
O professor Itamar Fávero, coordenador do curso de Pedagogia destaca que a Noite Cultural foi repleta de momentos ricos pelas trocas de experiências e exercícios para vencer medos. Ele parabeniza os professores e acadêmicos pela elevada qualidade dos trabalhos realizados. “Apresentações deste elevado nível nos dão orgulho e a certeza que o curso de Pedagogia da UNIARP prepara grandes Pedagogos/professores”, comenta.
O curso de Pedagogia da UNIARP tem como objetivo formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
MERCADO DE TRABALHO DO CURSO
O profissional formado no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP poderá atuar:
- Na docência da educação infantil: Nos Centros de Educação Infantil, em classes de pré-escolar das escolas das redes municipal, estadual e particular, bem como junto a creches ou pré-escolas mantidos por empresas públicas ou privadas.
- Na docência dos anos iniciais do ensino fundamental: Nas escolas das redes municipal, estadual ou particular.
- Na docência nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal/Magistério de Educação Profissional: Junto às instituições que oferecem essa modalidade de estudos.
- Na educação de jovens e adultos: Nas escolas que ofertam salas de aula destinadas a educação de jovens e adultos das redes públicas municipais e estaduais, no CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, nas Teles salas, nas empresas particulares que mantém programas de educação de jovens e adultos.
- Na educação de pessoas com necessidade educativas especiais: No acompanhamento de pessoas com necessidades educativas especiais. Em salas de aulas que incluem alunos com necessidades educativas especiais.
- Na gestão educacional: Junto a secretarias de educação, serviços técnicos pedagógicos tanto em ambientes escolares como em ambientes não escolares.
- Na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos: O pedagogo poderá atuar nas áreas de serviços e apoio escolares em projetos que necessitem conhecimentos educacionais, tais como: educação ambiental, pedagogia hospitalar, brinquedotecas escolares, projetos de formação diversos.
Imprensa Uniarp