publicações / Notícias do Arquivo

27.06.2017

Abertas inscrições para MBA em Lean Manufacturing na UNIARP



A UNIARP abre inscrições para o MBA em Lean Manufacturing (manufatura enxuta). As aulas iniciam em agosto. O curso visa treinar profissionais em técnicas de gestão e cultura Lean, com foco na redução/eliminação de resíduos, aumentando a produtividade, reduzindo custos e aumentando a qualidade, além de melhor e desenvolver processos de produção de acordo com padrões internacionais.

O curso vai trabalhar ainda as pessoas envolvidas no contexto com ações para mantê-las motivadas, satisfeitas e comprometidas no processo de desenvolvimento organizacional.

SERVIÇO: As matrículas para o MBA em Lean Manufaturing podem ser feitas no site: www.uniarp.edu.br/pos. Informações: pos@uniarp.edu.br. Telefone: (49) 3561-6242

As aulas iniciam em agosto

As Origens do Lean

O lean manufacturing é o nome que se dá ao Sistema Toyota de Produção, que se baseia numa abordagem sistemática para identificar e eliminar o desperdício (aquilo que não agrega valor) através da melhoria contínua, com fluxo de material puxado, buscando qualidade total. E esse contexto de desafios e mudanças requer funcionários motivados, satisfeitos e comprometidos, uma vez que eles são fundamentais no processo de desenvolvimento organizacional.

Mas a história do lean remonta muito antes da fase em que começou a ficar conhecido. O conceito do lean manufacturing, como chamamos o Sistema Toyota de Produção, surgiu com o pai do fundador da Toyota, foi quando Sakichi Toyoda (1867-1930), fundador da Toyoda Teares (Toyoda Automatic Loom) criou, em 1924, o primeiro tear automatizado em que, além de fazer as trocas automaticamente, também parava a produção, caso o fio arrebentasse. Esse é o conceito jidoka (capacidade do equipamento parar e sinalizar em caso de problema), que é um dos pilares do Sistema Toyota de Produção.

Kiichiro Toyoda (1894-1952), filho de Sakichi, ao viajar para os Estados Unidos com o intuito de licenciar a fabricação de teares, ficou entusiasmado com os automóveis e a indústria que estava em franco crescimento nessa época. Voltando para o Japão, iniciou, em 1933, uma linha de fabricação de automóveis dentro da própria indústria do pai. Em 1936 é lançado o primeiro automóvel, o Standard Sedan AA 1936, ainda com a marca Toyoda, e não Toyota.

Fonte: http://gestaoindustrial.com/index.php/industrial/manufatura/lean-manufacturing

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp