publicações / Notícias do Arquivo
Oficina de Produção Textual do curso de Direito
Dia 28 de abril, no período da manhã, foi desenvolvida uma oficina de produção textual com acadêmicos da 2ª fase do curso de Direito no laboratório IX (sala 204), sob a orientação do professor doutorando Joel Cezar Bonin.
A oficina teve o propósito de desenvolver e despertar o interesse dos acadêmicos pela produção textual, haja vista, que este é um dos maiores desafios para os acadêmicos em todos os cursos da UNIARP e, de modo especial, para os estudantes de Direito. Outrossim, a oficina não teve a intenção de “ensinar a escrever”, mas de incentivar a atividade da escrita.
“Escrever não é um ato inato ou congênito. Ele é resultado de um esforço contínuo de empenho e dedicação. Sabe-se que a leitura contribui, fundamentalmente, para uma boa escrita. Mas ela não garante a produção eficaz de bons textos. Por esse motivo, a oficina foi promovida”, afirma Joel Bonin.
Os principais tópicos trabalhados foram: Clareza e concisão; Coerência e incoerência; Ortografia e coesão; Escrita acadêmica; Princípios racionais de argumentação (quatro princípios racionais de Aristóteles e a lógica aristotélica dos silogismos dedutivos).
No decorrer da oficina, foram exibidos alguns vídeos ilustrativos, demonstrando a importância da aplicação dos tópicos trabalhados em situações concretas da escrita e da fala. E, ao final, os estudantes desenvolveram, cada qual, uma redação sobre temas da atualidade, da desigualdade social até os conflitos entre direito e justiça.
A intenção, nesse primeiro momento, foi a de “deixar fluir” as ideias, colocando-as no “papel”. A criação desses textos teve aspecto mais livre. Contudo, até o final do semestre, o mesmo grupo de estudantes terá mais um encontro para apresentar a finalização desses textos e iniciar a produção de novos textos com um caráter mais acadêmico, tais como resenhas e artigos científicos.
Imprensa Uniarp