publicações / Notícias do Arquivo
Outubro Rosa na UNIARP: Conscientização sobre o câncer de mama
A UNIARP realiza esta semana um evento especial de conscientização sobre o câncer de mama, um dos mais frequentes em mulheres em todo o mundo. Uma ampla programação foi organizada. A abertura do evento foi dia 28 de outubro com a palestra “Tratamento e diagnóstico de Câncer de mama”, ministrada pela médica Elisabeth Vieceli, médica ginecologista e obstetra da Prefeitura de Videira. Acadêmicos, professores e profissionais da área da saúde estão participando do evento. A abertura teve a participação da professora Rosemari dos Santos de Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIARP.
Nesta terça-feira (29), o evento contou com Mesa Redonda com o tema: “Declare seu amor por você mesma”. Os participantes foram: professora Aires Roberta Brandalise, professora mestra Ana Cláudia Lawless, professora Gabriele Basso, professor Lindomar Palmeira. Também participaram mulheres acometidas pelo câncer de mama: Maria de Lourdes Silva, Mari Ceola Biela, Bernardete e Ivanir Kuntz
Nesta quarta-feira (30) o evento prossegue com a palestra: “Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero”, ministrada pela médica Danielle Busnardo. A palestra conta com a parceira da UNIMED.
O evento encerra quinta-feira (31) com a palestra: “Quem ama se toca”, Atividades de orientações e realização de autoexame com as professoras: Vanderléa Tragancini, Aires Roberta e acadêmicos da 6ª fase do curso de Enfermagem no Ambulatório de Enfermagem da UNIARP.
O Outubro Rosa
O câncer de mama, além da morbidade intrínseca e do seu potencial letal, traz um mau psicológico devastador relacionado ao trauma da mutilação, produzido por cirurgias. Assim, uma crescente mobilização social tomou notoriedade e, hoje em dia, atinge todas as camadas da população na prevenção do câncer mamário, através do seu principal exame de rastreamento: a mamografia.
A ideia da conscientização foi ampliada para além da prevenção mamográfica, abrangendo outros métodos de diagnósticos e também, pesquisas voltadas para a detecção ainda mais precoce e eventual cura da doença.
O outubro Rosa teve seu início em 1985, quando a American Cancer Society e a Indústria Farmacêutica formaram parcerias para estimular a prevenção do câncer mamário, através do seu principal exame de rastreamento: a mamografia.
Progressivamente, a ideia da conscientização foi ampliada para além da prevenção mamográfica, abrangendo outros métodos, diagnósticos e também pesquisas voltadas para a detecção ainda mais precoce e eventual cura da doença.
Campanhas de mobilização alcançaram uma visão ampla, utilizada pela primeira vez em 1991 criando símbolos de reconhecimento e luta contra o carcinoma mamário. Tornou-se amplamente reconhecida e tornou-se global e eventos simultâneos em várias partes do mundo atualmente trazem o tema à luz das discussões sociais e políticas.
Imprensa Uniarp