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Pesquisa de Mestrado aborda pertinência do ensino
A estudante Erenita Hoffmann, do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, realizou uma pesquisa que teve como objetivo avaliar a utilização da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) e seus possíveis impactos sobre a pertinência do ensino em uma das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Gleidis Rodrigues, vinculada à Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande. Ela foi orientada pela professora Marlene Zwierewicz.
O projeto pedagógico foi elaborado colaborativamente pelos docentes e um de seus diferencias foi estimular a formação de estudantes atentos às demandas da realidade local e motivados para criar e implantar soluções enquanto se apropriavam dos conteúdos curriculares.
O envolvimento de assuntos como a produção de erva-mate, sua industrialização, comercialização e consumo, bem como a roda de chimarrão acompanhada por tocadores de gaita, fortaleceu a relação entre o currículo e realidade e, portanto, um ensino pertinente.
No desenvolvimento da pesquisa-ação foi determinante o comprometimento coletivo, pois parte das mudanças foi assegurada pela articulação de gestores do município, das famílias e da comunidade em geral, dos profissionais da escola e dos estudantes.
Para realização do estudo, a pesquisadora também contou com bolsas da Prefeitura de Timbó Grande e da própria UNIARP.
Imprensa Uniarp