publicações / Notícias do Arquivo

24.07.2018

Pós-Graduação em Educação realizada com sucesso



Dia 21 de julho foi o encerramento das aulas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu da UNIARP em Educação, com foco em Escola, Violência, Direitos Humanos, Diversidade e Redes de Proteção nos Sistemas de Educação. O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

A disciplina trabalhada no encerramento foi: “Programas de Formação Docente e seus Reflexos no Cotidiano Escolar” lecionada pela professora Dra. Marlene Zwierewicz.

O curso foi ofertado com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da educação e áreas afins para promover no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o combate a violência, ao preconceito, ao respeito à diversidade humana, com foco em temáticas como: escola, violência, diversidade, redes de proteção, especialmente nos ambientes educacionais.

A professora Marlene destaca que a problemática do gênero, da diversidade sexual, das relações étnico-raciais, da inclusão de portadores de deficiências é uma necessidade nas instituições educativas, considerando que é preciso qualificar profissionais para atender as especificidades em relação a estas questões. “O Brasil tem conquistado importantes resultados na ampliação do acesso e no exercício dos direitos, por parte de seus cidadãos. No entanto, há ainda imensos desafios a vencer, quer do ponto de vista objetivo, como a ampliação do acesso à educação básica e de nível médio, assim como do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, como também a violência, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira. A escola, infelizmente, é um deles”.

Segundo ela, não bastarão leis, se não houver a transformação de mentalidades e práticas, daí o papel estruturante que adquirem as ações que promovam a discussão desses temas, e motivem a reflexão individual e coletiva e contribuam para a superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso. ‘Ações educacionais no campo da formação de profissionais, como o curso de especialização proposto, são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito”, explica.

A UNIARP e a Coordenação de Pós-Graduação agradecem a Secretaria de Estado da Educação pela confiança e parceria. “Agradecemos também aos alunos da turma pela confiança no trabalho da Pós-graduação da UNIARP e esperamos ter alcançado o objetivo proposto, satisfazendo, assim, as expectativas de todos”, comenta o professor Me. Vilmar José Zaccaron, coordenador da Pós-Graduação.

Marlene Zwierewicz  é Doutora em Psicologia pela UFSC. Coordenadora no Unibave do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido na Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT), Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC Brasil, Editora da Revista aElectrónica de Investigación y Docencia – REID, com sede na Espanha, Coordenadora das sete edições do Congresso Internacional de Educação do Unibave.

 

 

 

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp