publicações / Notícias do Arquivo
Aulas práticas e dinâmicas na Pós-Graduação em Séries Iniciais e Educação Infantil
Na disciplina de Criação de jogos pedagógicos com Material Alternativo, as aulas foram ministradas pela professora Sandra Mara Maceno. Ela tratou sobre a definição de jogos e brincadeiras como espaços de interação e vivências pedagógicas. O Desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos através de jogos pedagógicos. A Criação de jogos educativos através de material alternativo (jogos matemáticos, jogos de palavras, dominós de matemática e linguagem, quebra-cabeças etc). E a Produção de material didático com sucata.
A professora Sandra é graduada em Pedagogia (UnC – 1993) e Pós-Graduada em Pedagogia Terapêutica (PSICOPEDAGOGIA) (1995), Psicologia Escolar (2003), Séries Iniciais e Educação Infantil (2004), e em Neuropsicologia para Professores (2010). Também é Psicopedagoga Clínica (Terapeuta).
Nos meses de setembro e outubro, as acadêmicas do curso de Pós-Graduação em Séries Iniciais e Educação Infantil com ênfase em Jogos e Brincadeiras Pedagógicas – Turma 2 da UNIARP tiveram aulas práticas na disciplina de Desenvolvimento de Conceitos sobre a Arte em Crianças de Zero a Cinco Anos e de Seis a Dez Anos.
As aulas aconteceram no Atelier da professora Joseane Sorgatto (especialista em arteterapia). Nesta disciplina a professora trabalhou a arte na educação infantil, a linguagem visual sonora e cênica, expressão corporal, leitura e interpretação de obra de arte, criatividade e alfabetização visual além de teatro de bonecos e máscaras.
Em novembro as acadêmicas do curso de Pós-Graduação em Séries Iniciais e Educação Infantil com ênfase em Jogos e Brincadeiras Pedagógicas – Turma 2 da UNIARP, tiveram aulas práticas com a professora Lígia Ribeiro. A professora, que é especialista em Educação Infantil e em Educação Ambiental, ministrou a disciplina de Desenvolvimento da Compreensão do Espaço Geográfico e Histórico em Crianças de Zero a Cinco Anos e de Seis a Dez Anos.
Nesta disciplina a professora trabalhou o respeito ao meio ambiente e suas repercussões sociais. O saber histórico, geográfico, a questão ambiental e a construção de identidades. A leitura crítica dos fatos históricos. As relações entre o presente e o passado. O tempo histórico. A alfabetização cartográfica e a leitura crítica da paisagem, das culturas e comunidades.
Imprensa Uniarp