publicações / Notícias do Arquivo

18.11.2019

Processo Seletivo UNIARP: Inscrições abertas até dia 20 de dezembro



A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de dezembro de 2019 pelo site: https://www.uniarp.edu.br/seletivo/. Basta apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente. São diversos cursos presenciais, flexíveis e a distância com inscrições abertas no Processo Seletivo UNIARP.

Divulgação Processo Seletivo UNIARP

Caçador

Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Letras Trilíngue, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Estética e Cosmética.

 

Fraiburgo

Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia

 

Cursos Flexíveis

Educação Física, Jornalismo, Letras – Bilíngue, Nutrição, Tecnologia em Estética e Cosmética, Serviço Social

 

Cursos a Distância

Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Gestão Comercial, Gestão de Agronegócios, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Pedagogia, Processos Gerenciais, Redes de Computadores e Serviço Social.

 

Ensino superior garante emprego e renda maior

No Brasil, quem tem diploma ganha mais que o dobro do trabalhador com ensino médio. É o que mostra comparação feita pelo IBGE de dados brasileiros com os das nações que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Enquanto uma pessoa com o diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio, a média na OCDE, para um conjunto de 46 países (36 membros + 10 afiliados), era de 1,6 vezes mais.

Um levantamento feito entre 2015 e 2016 pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) – do Ministério do Trabalho – apontou a taxa de criação de vagas entre os diversos níveis de escolaridade. As vagas que exigiam nível superior cresceram 1,46%, enquanto que a taxa das vagas disponíveis para pessoas menos escolarizadas decresceu: -12,39% para pessoas com Ensino Fundamental completo e -3,06% para quem concluiu somente o Ensino Médio.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o desemprego afeta mais os trabalhadores sem nível superior.

A taxa de desemprego para aqueles que não concluíram o ensino médio chegou a 20%, contra 6,2% para os trabalhadores com ensino superior, considerando o índice de desemprego no Brasil de 11,8% (dados referentes ao último trimestre de 2017).

Ao mesmo tempo em que o nível escolar influencia no acesso ao mercado de trabalho, ele também contribui para o aumento da renda das pessoas. Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) de 2016 – administrado pelo IBGE – mostraram a diferença salarial na divisão por grau de instrução.

A pesquisa revelou que o pessoal sem nível superior recebeu, em média, 2,1 salários mínimos e o pessoal com diploma, 6,3 salários mínimos.

Com informações: Agência O Globo

 

 

 

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp