publicações / Notícias do Arquivo

09.10.2019

Professora da UNIARP ministra palestra em evento na Colômbia



A professora Marlene Zwierewicz, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, compôs a equipe de palestrantes internacionais do VI Simposio Internacional de Educación, Formación Docente y Práctica Pedagógica en Contexto: educación emergente, transcendente y saberes necesarios para la formación humana planetária, realizado dias 3 e 4 de outubro na Universidade Simón Bolívar, de Barranquilha, Colômbia.

O evento foi organizado pelo Doutorado em Ciências da Educação da referida instituição e contou com participação de cinco países.

A professora ministrou a palestra: “Escuelas Creativas e incertidumbre planetária” e participou do Colóquio “Posibilidades y realidades de las Escuelas Creativas en la formación humana integral”.

Na ocasião, sistematizou as bases teóricas que norteiam a proposta das Escolas Criativas e relatou a organização da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), que atualmente é formada por 15 núcleos vinculados a diferentes universidades brasileiras e internacionais. Também apresentou pesquisas envolvendo a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) para dinamizar a prática pedagógica de escolas de atuação de egressos e estudantes do PPGEB.

A professora também participou da ‘Jornada Académica Los Saberes fundamentales para la formación-transformación de la condición humana planetaria’. A atividade constituiu na apresentação e análise das pesquisas em andamento de estudantes do Doutorado em Ciências da Educação.

A professora Marlene salienta que a participação no evento e na jornada com os doutorandos possibilitou o planejamento de várias ações conjuntas. “Entre as possibilidades, está a vinculação da UNIARP à Red Iberoamericana de Educación y Nuevas Humanidades, criada no encerramento do Simpósio, e a publicação em parceria entre pesquisadores dos cinco países que participaram do evento (Brasil, Bolívia, Colômbia, Cuba e México)”, relatou.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp