publicações / Notícias do Arquivo
Livro é lançado por professores da UNIARP
A professora Ma.Tatiane Bernardy e o professor Pós- Dr. Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP lançaram o livro: “Gerações, perfil de carreira profissional e o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense – PIDC 2022/FIESC”. O livro foi lançado pela Editora Deviant Ltda., em parceria com os professores: Dr. Everaldo da Silva, Dr. Wellington Lima Amorim e Me. Thiago Augusto Duarte. O professor Everaldo da Silva, sociólogo, antropólogo e pesquisador sobre a temática de gerações desde 2010 informa que o trabalho é fruto de adaptação da dissertação de mestrado de Tatiane e será desenvolvido em continuidade pelos autores em pesquisas.
A professora Tatiane comenta que as indústrias, enquanto organizações complexas passam por reestruturações e adaptações. Os atuais organogramas das empresas são compostos por diferentes gerações, convivendo diariamente, cada uma com seu perfil, características, experiências e vivências. “As empresas passam por um período único, pois pela primeira vez cinco gerações convivem juntas, os Veteranos, os Baby Boomers, as Gerações X,Y e Z. Para tanto me propus a fazer essa pesquisa, para responder algumas perguntas e tentar solucionar algumas questões sobre os conflitos geracionais nas indústrias da nossa região”, informa.
O prof. Adelcio Machado dos Santos destaca que as concepções de indivíduo e de sociedade, assim como a relação entre ambas essas instâncias, constituem um fundamento central de análise. Tanto o paradigma pautado no idealismo, cujo modelo epistemológico privilegia a atividade do sujeito como fonte de todos os conhecimentos, quanto à abordagem experimental, que se desenvolveu a partir dos padrões de conhecimento objetivo das Ciências Naturais, têm como pano de fundo uma visão da natureza humana vinculada à sua produção material e social. Segundo ele as origens dessas representações no pensamento, isto é, a forma como a análise apresenta o indivíduo e a sociedade abstratamente, podem ser captadas a partir da situação do indivíduo na sociedade que por ser pautada no seu próprio modo de existir, necessita ser explicada à luz de sua base material histórica. “Destarte, última análise, este livro constitui um avanço em tema relevante para o desenvolvimento socioeconômico e individual”.
O filósofo Dr. Sandro Luiz Bazzanella relata que o livro aborda a questão intergeracional no ambiente empresarial. O desafio que se apresenta para os gestores é como integrar as diversas gerações a partir de suas diferentes visões no ambiente produtivo. “A contribuição do livro se apresenta na medida em que aborda a partir do diálogo entre indivíduos de diferentes gerações, com suas percepções e formas de compreensão da vida, em diversas dimensões podem contribuir para um ambiente produtivo inovador”, comenta.
Imprensa Uniarp