publicações / Notícias do Arquivo
Projeto de resíduos sólidos da UNIARP avança com visitas em empresas
Dia 22 de agosto os professores Marcio Kreuch e Tiago Borga, da UNIARP, visitaram a empresa Ecovale de União da Vitoria – PR. A visita faz parte do trabalho que está sendo realizado com o projeto: “Transforme seus resíduos em oportunidades de negócio”. A empresa é referência na área de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, dentre os quais destacam-se: resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e rejeitos, resíduos de construção civil, resíduos de poda urbana, resíduos de serviços de saúde, resíduos classe I e também atuam na implantação e operação de aterros sanitário.
O professor Tiago Borga destaca que a empresa é exemplo a ser seguido na área de gestão de resíduos sólidos e possui papel relevante na comunidade de União da Vitoria-PR e Porto União-SC. Dentre os assuntos discutidos na visita técnica, está a possibilidade de a empresa assinar um convenio com a UNIARP. Para o professor Marcio Kreusch a Ecovale além de conduzir de forma exemplar os resíduos coletados, possibilitando reaproveitamento de mais de 80%, mantém uma equipe de funcionários devidamente treinada e com uma gestão técnica amplamente qualificada. “A parceria entre a Uniarp e Ecovale trará vantagens técnicas que visam aproveitar os materiais descartados de uma maneira mais eficiente que garanta o bem de toda sociedade”, explica.
O projeto, coordenado pelos professores da UNIARP, quer propor aos empresários o desenvolvimento de um trabalho que irá caracterizar os resíduos gerados pelas indústrias através de análises físicas, químicas e mineralógicas, bem como quantificá-los. Após, é definida a melhor maneira de utilizar este resíduo como matéria prima em outros processos ou de descartá-lo de forma adequada, seguindo a legislação vigente no Brasil.
O projeto de resíduos sólidos também avança com as empresas de Caçador. DiversaS reuniões estão sendo realizadas e também já está sendo coletado material e enviado para o Dr. Vsévolod Mymrine conhecido no Brasil como Professor Seva. Ele está estudando as composições dos resíduos para propor uma reutilização.
Imprensa Uniarp