publicações / Notícias do Arquivo
Resultado da qualidade da água do Rio do Peixe do mês de abril
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) divulga o segundo resultado do monitoramento integrado da qualidade da água do Rio do Peixe.
Os resultados podem ser visualizados conforme mapa interativo de cada ponto amostral (link).
A pesquisa apresenta os resultados amostrados no mês de abril, com uma ponderação de qualidade “Bom” para todos os pontos analisados.
O professor pesquisador Roger Francisco Ferreira de Campos explica que a qualidade da água diminui quando o Rio do Peixe entra na área urbana do município de Caçador. Ele relaciona essa questão com as atividades antrópicas do município, através do lançamento de efluentes, esgoto sanitário e outros.
O professor ainda complementa que a ponderação do mês de abril também está relacionada com o clima, visto que com aumento densidade pluviométrica (chuva) maior será a vazão do Rio do Peixe, fator que aumenta a qualidade da água devido a diluição de alguns componentes físicos, químicos e biológicos. Ele lembra ainda que no mês anterior (março – link Março) precisamente na semana da coleta, não houve precipitação da chuva.
O trabalho apresenta o diagnóstico da qualidade da água, por meio de análises físicas, químicas e biológicas, que expressa uma ponderação de Péssima, Ruim, Regular, Boa e ótima. O estudo foi realizado em 10 pontos amostrais durante o percurso do Rio do Peixe na área urbana do município de Caçador.
A UNIARP inicia no mês de março o monitoramento inédito e integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. O trabalho acontece através de análises químicas, físicas e biológicas, buscando apresentar para a comunidade acadêmica e população envolvida no projeto o cenário atual no Rio do Peixe.
Imprensa Uniarp