publicações / Notícias do Arquivo

02.10.2017

Professor da UNIARP ministra palestra no Seminário Nacional do Tomate



O professor do curso de Agronomia da UNIARP, Dr. Leandro Hahn, palestrou no 7o Seminário Nacional do Tomate de Mesa, de 19 a 20 de setembro na cidade de Campinas-SP. Na palestra, o professor abordou toda a trajetória na pesquisa e extensão do Sistema de Produção Integrada do tomate de mesa (SISPIT), os alcances obtidos nestes anos de pesquisa e os desafios atuais da tomaticultura na região de Caçador.

O evento, organizado pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcesem), contou com cerca de 400 participantes, com representantes das empresas de mudas, consultores, pesquisadores, empresas de insumos e tomaticultores de todo o Brasil.

Na palestra, o professor mostrou as boas práticas agrícolas preconizadas pelo SISPIT, o que permite integrar diferentes métodos que envolvem técnicas biológicas químicas e ambientais. No conjunto, estas técnicas asseguram mais qualidade e produtividade à cultura, com viabilidade econômica, proteção ao meio ambiente e qualidade alimentar. Com isso, os produtos atende à crescente exigência do consumidor.

Leandro apontou ainda na palestra que a Produção Integrada é uma das poucas alternativas para a região sobreviver na tomaticultura.

O Sispit iniciou em 2004 na Epagri, Estação Experimental de Caçador, local onde Leandro atua também como pesquisador. Após mais de 12 anos de pesquisa, tem-se atualmente, um conjunto de recomendações e técnicas para produtores e técnicos que permitem uma produção sustentável de tomate de mesa. Inclusive, em 09 de novembro de 2016, foram publicadas no Diário Oficial da União as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Tomate Tutorado.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp