publicações / Notícias do Arquivo
Transdisciplinaridade em projetos de leitura é tema de pesquisa de Mestrado
A estudante Nadir Zimmer Telegen, do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, realizou uma pesquisa com o objetivo de confrontar dois tipos de projetos pedagógicos, visando a identificação de indicadores que podem ser utilizados para avaliar/estimular a aproximação de propostas metodológicas a uma perspectiva transdisciplinar e ecoformadora. Ela foi orientada pela professora Marlene Zwierewicz.
O estudo oportunizou atividades de leitura que favoreceram a imaginação, o censo crítico, a ampliação da visão sobre a realidade local e global e a aproximação da escola com a comunidade.
Entre os indicadores detectados, destaca-se o que dimensiona o foco nos projetos no desenvolvimento integral e na tomada de consciência, além de estudos precedentes que fundamentem as iniciativas, superando o uso exclusivo do livro didático, e ações envolvendo a realidade local.
Para realização do estudo, a pesquisadora contou com bolsas da Prefeitura de Macieira e da própria UNIARP.
Imprensa Uniarp