publicações / Notícias do Arquivo

12.02.2019

Trote é proibido por lei, alerta UNIARP



As aulas na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) iniciam dia 15 de fevereiro para acadêmicos do Regime Especial, dia 18 de fevereiro para acadêmicos veteranos e dia 11 de março para calouros.

A UNIARP alerta calouros e veteranos sobre a proibição do trote no ambiente universitário. O ato é considerado crime por meio de Lei Estadual número 15.431. A lei prevê multa de R$ 1 mil até R$ 20 mil para quem for flagrado praticando algum tipo de violência nas atividades escolares, além da suspensão do aluno envolvido.

O professor Dr. Anderson Antonio Mattos Martins, reitor da UNIARP orienta que casos de coação ou situação humilhante dentro da Universidade não serão tolerados. Segundo ele, somente casos de trotes solidários podem ser realizados. “Situações de violência promovidos sob coação, agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento que possa acarretar risco físicos ou psicológicos não devem ser considerados como “brincadeira”. A UNIARP está preparada para receber muito bem todos os acadêmicos neste início de ano letivo, com alegria e responsabilidade”, comenta.

A tradicional boas-vindas aos calouros nas universidades já faz parte do calendário semestral de aulas. Mas é bom lembrar que a violência dos chamados trotes em Santa Catarina é proibida por lei desde 2010.

Considera-se o trote condutas que ofendam a integridade física, moral e psicológica e impliquem em constrangimento aos novos estudantes, exponham de forma vexatória os novos integrantes do corpo discente do estabelecimento de ensino e impliquem em pedido de doação de bens ou dinheiro pelos novos alunos.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp