publicações / Notícias do Arquivo

29.08.2018

UNIARP incentiva boas práticas em prol da comunidade



Com os projetos desenvolvidos, o objetivo do PAEC foi plenamente atingido, com ações que estabeleceram o elo do ensino, pesquisa e extensão em prol da comunidade Fotos Angela Cardoso/ASCOM UNIARP

 

A UNIARP, por meio do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC) e a Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias realizou nesta quarta-feira (29) apresentação dos projetos desenvolvidos pelo acadêmico Miguel Ricardo Petri Rambo, do curso de Agronomia da UNIARP na escola de Educação Básica Municipal Castelhano.

Miguel Rambo conta que o trabalho na escola começou em 2015 com o projeto Horta na Escola. Em 2016 ele desenvolveu um projeto com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças na merenda escolar. “Em 2017 iniciei o projeto de captação de água da chuva para irrigação da horta escolar. O objetivo é aumentar a produtividade da horta de forma sustentável”, relata o acadêmico. Em 2018, o projeto é Lixo Zero onde todo o lixo produzido na escola é reaproveitado de modo sustentável. O lixo orgânico vai para a compostagem e depois é usado na horta como adubo e o lixo reciclável é separado, reutilizado ou comercializado.

Com os projetos desenvolvidos, o objetivo do PAEC foi plenamente atingido, com ações que estabeleceram o elo do ensino, pesquisa e extensão em prol da comunidade. A viabilidade e eficiência dos projetos foram comprovados e agora, poderão ser implantados em outras escolas de Caçador.

Miguel é voluntário da escola e cuida inclusive de toda a parte da jardinagem. Seus dois filhos estudam na escola Castelhano e ele vê o trabalho como uma forma de retribuição. “É importante este envolvimento. Como pai, quero a melhor educação para meus filhos e em troca, ajudo a escola”, salienta.

A apresentação teve a presença do professor Paulo Campos, vice-reitor Acadêmico, professora Josete Lemos Estrowispy, secretária Municipal de Educação de Caçador, professora Marinez Bigarella, supervisora de Gestão Escolar, professor Leandro Hahn, coordenador do curso de Agronomia, professora Fátima Noely da Silva, coordenadora do curso de Serviço Social e do Programa UNIARP nas Escolas, professor Amador Tomazelli, orientador do acadêmico, professora Caroline de Fátima Esperança, professora Fátima Hammes, diretora da escola, Rosana D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias e coordenadora do PAEC, vereador Neri Vezaro, professora Marissol Zamboni, secretária acadêmica, além de professores da escola e alunos.

 

Acadêmico Miguel Ricardo Petri Rambo, do curso de Agronomia da UNIARP
Professor Amador Tomazelli, orientador do acadêmico
Miguel é voluntário da escola e cuida inclusive de toda a parte da jardinagem. Seus dois filhos estudam na escola Castelhano e ele vê o trabalho como uma forma de retribuição.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp