publicações / Notícias do Arquivo

14.09.2018

UNIARP e Prefeitura assinam contrato para integrar ensino e serviço na saúde básica



A UNIARP e a Prefeitura de Caçador assinaram nesta sexta-feira (14) o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O objetivo é qualificar a integração ensino-serviço e a educação permanente envolvendo pactuação entre instituições de ensino e gestores do SUS.

No caso em Caçador, a ação irá viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de residências em saúde, com garantia de estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino-serviço nas redes de atenção à saúde. Em Caçador, o Contrato será em três postos de saúde, envolvendo os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia e ainda as residências médicas.

Na ocasião também foi assinado um termo de compromisso entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UNIARP para implementar em
Caçador o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade).

O objetivo do PET-Saúde/Interprofissionalidade é promover a integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS, a partir dos elementos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP), com vistas a implementar os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação da área da saúde nessa abordagem.

O PET-Saúde é uma estratégia que busca ações para a transformação da formação profissional em saúde, com maior integração entre ensino, serviço e comunidade.

Acadêmicos, preceptores e professores do PET‐Saúde/Interprofissionalidade receberão bolsas de estudo, cujos valores são estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Understand

A Educação Interprofissional é uma abordagem na qual os membros de mais de uma profissão aprendem juntos, interativamente, com o propósito explícito de melhorar as práticas colaborativas em saúde.

Fotos Angela Cardoso/Assessora de Imprensa UNIARP

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp