publicações / Notícias do Arquivo
UNIARP e Prefeitura fortalecem projeto das plantas medicinais
Depois do sucesso dos chás, a UNIARP em parceria com a Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Agricultura se prepara para iniciar em 2017 o preparo do chamado sal verde, composto pela mistura de ervas como manjericão, alecrim e orégano. Será mais uma ação para fomentar a produção e o uso de fitoterápicos através do Curso de Farmácia.
No horto municipal são produzidas, de forma orgânica, várias espécies de plantas medicinais como melissa, alecrim, manjerona, capim cidreira, boldo, entre outras. Depois de colhidas, as plantas são processadas e empacotadas. Na embalagem seguem todas as informações fitoterápicas, inclusive a bula, para o correto uso do produto em forma de chás.
As plantas medicinais, em forma de chás e também o sal verde, serão fornecidas à comunidade de forma gratuita.
See More
O sal de cozinha está na mira de médicos e nutricionistas e é o vilão de portadores da hipertensão arterial sistêmica, uma doença silenciosa que, devido aos danos causados em veias e artérias, pode levar a um infarto ou até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a pessoa consuma cinco gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. Mas o brasileiro tem ultrapassado esse limite e consumido 12 gramas por dia. Essa medida representa o sal usado em todas as refeições e também vem em produtos industrializados, já que o sódio está presente até mesmo naqueles alimentos que não são salgados, como refrigerantes e biscoitos.
Imprensa Uniarp