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Professor da UNIARP lança livro sobre metodologias ativas
O professor Emyr Hiago Bellaver, publicou pela Editora UNIARP seu e-book “Ferramentas para Avaliação em Metodologias Ativas” com o objetivo de nortear os docentes dos cursos da área da saúde no processo de avaliação de competências.
De acordo com as novas diretrizes educacionais, emitida pelo Ministério da Educação, os cursos da área da saúde, sobretudo Enfermagem, Farmácia e Medicina passarão a aderir ao sistema de metodologias ativas de ensino: “O sistema de metodologias ativas de ensino integra a teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel, é um sistema que prioriza os conhecimentos de base para aquisição e solidificação de novos conhecimentos, a execução da prática e sua reflexão, levando o aluno a compreender os reais motivos da sua aprendizagem”, ressalta o professor.
Ele explica que a avaliação de rendimento do acadêmico é feita de forma diferenciada do ensino tradicional. “O sistema de avaliação da metodologia é embasado nas competências adquiridas pelo aluno. Tais competências são um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que se fazem necessários na tomada de decisões, na resolução de casos e que sobretudo se concentram nas áreas do fazer, saber fazer e do fazer efetivo. Com toda certeza este método de avaliação diz muito mais sobre o perfil do profissional que queremos formar do que a média aritmética das avaliações, que é utilizada no modelo tradicional de ensino”, analisa.
Segundo Emyr avaliar é tarefa difícil para o professor e também para os acadêmicos. Para ele, uma avaliação correta tem que ser totalmente objetiva e transparente deixando claro para os alunos o desempenho que se espera do processo. “A avaliação é o carrasco de qualquer processo de educação e, em metodologias ativas, tal afirmação passa a não ter mais sentido, o processo de avaliação é totalmente claro, transparente e acordado previamente com os alunos aonde se deseja chegar. O e-book vem auxiliar os professores a avaliarem com instrumentos corretos e objetivos as competências dos acadêmicos da área da saúde, fazendo cumprir os requisitos das diretrizes de educação e amenizar o impacto negativo que a palavra “avaliação” tem para ambos atores do processo”, complementa o professor.
Emyr Hiago Bellaver é Biomédico Patologista Clínico e Microbiologista (Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU, 2013), mestre em Ciência e Biotecnologia (Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, 2017).
Atua há dez anos na docência e destes, cinco anos no ensino superior. Participa do colegiado do curso de Farmácia, assim como exerce o cargo de coordenador adjunto do Curso de Medicina, ambos da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Integra o Núcleo Docente Estruturante do curso de Farmácia da UNIARP. Participou do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Há cerca de dois anos, iniciou seus estudos em Metodologias Ativas para Educação no Ensino Superior e tem como temática de seus estudos, as ferramentas de avaliação em metodologias ativas aplicáveis para determinação das competências nos cursos da área da saúde, sobretudo em farmácia e medicina.
Imprensa Uniarp