publicações / Notícias do Arquivo
UNIARP participa de ação de prevenção ao suicídio
Dia 16 de setembro, foi realizado no Parque Central uma ação social do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A ação foi realizada pela Saúde Mental do município de Caçador em parceria com o curso de Psicologia da UNIARP.
Acadêmicos do curso e profissionais abordaram as pessoas entregando balões e um folder explicando o que é o suicídio, como ajudar, sinais que merecem atenção e os locais que as pessoas que sofrem podem procurar ajuda.
A coordenadora do curso, professora Ana Claudia Lawless, agradeceu o convite da Saúde Mental e principalmente a colaboração dos acadêmicos que no domingo à tarde, vestiram-se de amarelo e atenderam ao chamado. O Setembro Amarelo é considerado um mês que busca criar conversas sobre o suicídio, possibilitando as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. “Sabemos que enquanto promotores da saúde psíquica, temos o compromisso de promover ações como estas, objetivando justamente a redução do número de pessoas vulneráveis. Também faço um agradecimento especial para a coordenadora da Saúde mental do município de Caçador, Renata Cristina da Silva Favarão”, comenta Ana Claudia.
O suicídio é um problema de saúde pública que, pelos números oficiais resultam em 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
Imprensa Uniarp