publicações / Notícias do Arquivo
Acadêmica da UNIARP realiza pesquisa com atletas de alto rendimento
Objetivo foi analisar a eficácia da reabilitação funcional em disfunções de quadril, joelhos e tornozelo na equipe de corredores de alto rendimento de Caçador
A acadêmica Kerolaine Langer dos Santos Elói, do curso de Fisioterapia da UNIARP desenvolveu uma pesquisa sobre a reabilitação funcional em corredores de alto rendimento no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O trabalho foi orientado pela professora mestre Daniela Santos. “O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a eficácia da reabilitação funcional em disfunções de quadril, joelhos e tornozelo na equipe de corredores de alto rendimento de Caçador”, explica Kerolaine.
Segundo ela, nos corredores de alto rendimento existem disfunções que provocam um baixo desempenho esportivo e que futuramente desencadeiam problemas instalados e crônicos. “Na rotina do esporte, o impacto nas articulações refletem problemas que afetam a saúde do atleta. Devido a isto, encontramos a diminuição da mobilidade articular que diminui seu desempenho desportivo. O treinamento ou reabilitação funcional tem como objetivo principal não somente buscar tratar somente consequência da lesão, mas a sua causa”, destaca.
De acordo com a acadêmica, a reabilitação funcional tornou-se eficaz no desempenho esportivo, seja na prevenção e/ou tratamento de lesões, reduzindo dores musculares, melhorando o equilíbrio, mobilidade e aumento da potência muscular.
A pesquisa
A acadêmica realizou a pesquisa com oito atletas de 14 a 25 anos, todos são do sexo masculino. Os atletas foram divididos em dois grupos: quatro atletas no grupo do Reabilitação Funcional (RF) e quatro no Grupo de Controle (GC). Todos os atletas foram submetidos a avaliação completa do treinamento funcional.
O protocolo de treinamento funcional foi realizado durante três meses, com frequência de duas vezes por semana e duração de uma hora cada, totalizando 30 sessões. “Como acadêmica e pesquisadora da área de fisioterapia desportiva, este trabalho de conclusão de curso foi uma experiência gratificante. Realizar esta pesquisa utilizando a técnica de reabilitação funcional com os atletas da modalidade de atletismo que representam nosso município em competições de nível nacional. Durante aplicação desta pesquisa notou-se tamanha evolução no desempenho desportivo dos mesmos”, explica Kerolaine.
Resultados
A acadêmica relata que houve um expressivo índice de melhora em vários quesitos no grupo de aplicação da reabilitação funcional, enquanto no grupo de controle seus resultados permaneceram iguais aos testes iniciais ou inferiores.
“Participar ou influenciar de alguma forma para a melhora das disfunções encontradas nos atletas, faz com que todos fisioterapeutas ou estudantes da área sintam-se realizados na certeza da escolha correta de sua profissão. Poder aplicar todo o conhecimento adquirido nesses cinco anos de graduação, é algo que nos instiga a buscar mais conhecimentos desta área que cresce a cada dia, sempre com intuído de contribuir para a melhora na qualidade de vida de nossos pacientes e futuros pacientes”, completa.
Imprensa Uniarp