publicações / Notícias do Arquivo
UNIARP pesquisa enraizamento de erva-mate com homeopatia. Confira o vídeo
A professora Leyza Paloschi de Oliveira da UNIARP está realizando uma pesquisa sobre o enraizamento de erva-mate com tratamento de homeopatia. O projeto conta com a participação da acadêmica Yana Kutcher do curso de Agronomia e bolsista do Fundo de Apoio a Pesquisa da UNIARP.
O objetivo do estudo é analisar se a homeopatia pode auxiliar no processo de enraizamento da erva-mate. “A aplicação de preparados homeopáticos em estacas de erva-mate pode constituir-se de recurso eficaz no enraizamento das mudas”, comenta a professora.
A erva mate (Ilex paraguariensis Saint Hilaire) é uma espécie de extrema importância socioeconômica e ambiental para o país, sendo utilizada para recompor áreas degradadas e pelas indústrias para diferentes fins na área alimentar, farmacológica e biotecnológica.
A multiplicação desta espécie exige um tempo longo no preparo de mudas, que pode atingir até dois anos desde a coleta da semente até o momento que está disponível para ir ao campo e apresenta baixa capacidade de reprodução.
A reprodução por estaquia pode diminuir o tempo de viveiro e auxiliar na padronização da muda, embora, nem todas as espécies vegetais possuem enraizamento satisfatório. A Homeopatia baseia-se na lei da semelhança estimulando a resposta homeostática do organismo a qualquer estímulo externo.
A multiplicação vegetativa da erva-mate propicia a uniformidade de plantas e a disponibilidade de mudas num tempo menor que a propagação sexuada.
Imprensa Uniarp