No dia 26 de agosto, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UNIARP participaram de um Hackaton com o desafio de desenvolver soluções inovadoras para o conceito de “Lixo Zero” dentro da própria instituição. A atividade marcou a culminância de um processo iniciado em novembro de 2024, envolvendo práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.
Durante o Hackaton, os alunos se dedicaram ao desenvolvimento de protótipos e à apresentação de pitches, demonstrando domínio técnico, criatividade e forte espírito colaborativo. A interdisciplinaridade foi um dos pontos altos do evento, com os estudantes transformando problemas complexos em oportunidades reais de mudança. A preocupação genuína com o meio ambiente e o compromisso com um futuro mais sustentável foram evidentes em cada etapa do desafio.
A professora doutoranda Talize Foppa, coordenadora das atividades, destacou o envolvimento dos alunos: “A dedicação e empenho, demonstrados em cada atividade e desafio proposto – desde a compreensão de velhos problemas até a aplicação de soluções criativas – superaram todas as expectativas. Cada passo foi abraçado por vocês com uma seriedade e um brilho nos olhos que me enchem de orgulho.”
A mentoria contou com a participação de professores e colaboradores da Universidade e do Colégio de Aplicação, que auxiliaram os estudantes na construção de suas ideias. A banca avaliadora foi composta por profissionais com ampla experiência, garantindo um olhar técnico e criterioso sobre os projetos apresentados.
Ao todo, foram realizadas 12 apresentações, e três projetos foram premiados pela inovação, viabilidade e impacto positivo. O Hackaton não apenas incentivou o protagonismo juvenil, como também reforçou o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados com os desafios do século 21.





















