Avaliação Institucional

A avaliação das Instituições de Educação Superior foi instituída pela Lei nº 10.861/2004 tendo por finalidade a melhoria constante da qualidade da educação superior.

CPA – Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

          A avaliação das Instituições de Educação Superior foi instituída pela Lei nº 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tendo por finalidade a melhoria constante da qualidade da educação superior. Tal processo de avaliação é formado por três componentes principais: (i) avaliação das instituições de educação superior, quer seja externa ou interna; (ii) avaliação dos cursos de graduação; e (iii) avaliação do desempenho dos estudantes, implementada através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

          A avaliação das instituições de educação superior, primeiro componente do SINAES, denominada avaliação institucional, é desenvolvida nas modalidades interna e externa.

          A avaliação institucional externa é realizada in loco por comissões designadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para fins de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior.

          Por outro lado, a avaliação institucional interna, denominada de autoavaliação, é desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição, constituída por ato do dirigente máximo da Instituição, e compreende um processo contínuo de construção do conhecimento acerca da realidade institucional que, antes de meramente cumprir um requisito legal, caracteriza-se como uma atividade com finalidade clara e explícita de fornecer subsídios para o planejamento de ações com vistas a melhorar a qualidade da educação efetivada pela instituição.

          De acordo com orientações emanadas do CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) a CPA elabora um relatório parcial nos anos intermediários de cada ciclo, bem como um relatório completo ao final de cada ciclo avaliativo, tendo por base as dimensões preconizadas na Lei do SINAES.
          Tais relatórios são então encaminhados aos órgãos de gestão da Instituição que irão planejar ações acadêmico-administrativas de modo a superar possíveis fragilidades detectadas e maximizar as potencialidades identificadas, caracterizando-se, assim, a autoavaliação institucional como um processo contínuo de construção do conhecimento da realidade institucional.

fix

          Os pressupostos da avaliação institucional na UNIARP, remontam ao ano de 1993, ainda como um campus da Universidade da Contestado (UnC), seguindo seus ciclos avaliativos até o ano de 2010, quando o Campus de Caçador deixou de fazer parte da Universidade do Contestado, passando a denominar-se Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

          A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe deflagrou seu processo de autoavaliação institucional a partir do no ano de 2010, com a nomeação da primeira Comissão Própria de Avaliação e a elaboração do seu Projeto de Avaliação Institucional. Desta forma, no âmbito da UNIARP, já se consolidaram 4 ciclos avaliativos: 2009-2011, 2012-2014, 2015-2017 e 2018-2020. Atualmente, a instituição está no seu quinto ciclo avaliativo, que compreende os anos de 2021 a 2023.

          Para o ciclo avaliativo de 2021-2023 a CPA atualizou o Projeto de Avaliação Institucional da Instituição, ampliando seu leque de atuação que envolve a autoavaliação institucional, a autoavaliação dos cursos da Instituição, o acompanhamento da implantação das metas definidas no PDI da Instituição e o acompanhamento dos indicadores das avaliações externas.

Representantes Corpo Docente:

  • Carlos Alberto Zorzo, coordenador
  • Ana Claudia Lunelli Moro
  • Mayne Francieli Gonçalves
  • Talita Regina Granemann Nunes


Representantes Corpo Discente:

  • Aline Ceccatto
  • Marcos Vinícius Folador


Representantes dos Funcionários:

  • Adriana Wolff Crestani
  • Claudineia Suszek
  • Giuliano Menger
  • Rolff Cararo Schultz


Representante da Sociedade Civil:

  • Claudinei Bertotto

Objetivo Geral

  • Promover um processo de autoavaliação formativa e sistemática da UNIARP visando identificar potencialidades e fragilidades que embasarão as estratégias de melhorias para a constituição de uma universidade de ensino, de pesquisa e de extensão de qualidade.


Objetivos Específicos

  • Contribuir para a criação de uma cultura avaliativa, sensibilizando e conscientizando a comunidade acadêmica para o significado e relevância da avaliação institucional;
  • Avaliar a coerência entre a missão, os objetivos e políticas institucionais, bem como as ações implementadas pela Instituição;
  • Compreender a realidade institucional a partir dos eixos e dimensões do SINAES;
  • Colher subsídios para o planejamento de ações acadêmico-administrativas com vistas a melhorar a gestão e a qualidade da educação efetivada pela instituição.

Documentos CPA
Estão disponíveis aqui diversos relatórios sobre a UNIARP, avaliações institucionais, perfis dos acadêmicos, entre outros. Confira todos os documentos para download abaixo:

Fale com a CPA

Logo-CPA-2

Contato

cpa@uniarp.edu.br

Coordenação

Prof. Carlos Alberto Zorzo