Extensão - Uniarp

Extensão

A UNIARP tem orgulho de investir em extensão porque entende que essa é uma função indispensável para a relação entre universidade e comunidade.

A EXTENSÃO

Universidade e Extensão

Universidade, segundo a etimologia latina, é a totalidade ou universalidade dos conhecimentos. Seu objetivo é o conjunto dos conhecimentos de que o homem tem necessidade para viver sua existência com plenitude. Brandão (1996) afirma que na conceituação de universidade não se pode prescindir da ideia de universalidade. Universalidade da conceituação do ser humano, universalidade do seu conhecimento e de suas conquistas, universalidade dos anseios que afligem o nosso tempo, e, principalmente íntima conexão existente entre temporalidade e eternidade.

O conceito de universidade evoluiu, desde a concepção de que seu primeiro dever é a pesquisa, que só tem sentido como manifestação das investigações, passando pela ideia da simbiose da pesquisa com o ensino, a serviço da imaginação criadora. Inúmeros são os teóricos que se detiveram a estudos, buscando conceituar universidade, com forte ênfase na pesquisa e no ensino, basicamente.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Scelerisque felis imperdiet proin fermentum leo vel orci. Senectus et netus et malesuada fames ac turpis. Ornare aenean euismod elementum nisi quis eleifend.

Entretanto, os avanços das ciências e da tecnologia, mudaram significativamente a vida das pessoas. As transformações sociais, políticas e econômicas criaram necessidades de mercado, alterando demandas de formação de recursos humanos para funções especializadas, exigindo uma redefinição dos papéis desempenhados pelas agências formadoras, em especial, as universidades.

O conceito de universidade deve dar conta das necessidades atuais; contemplar as renovações e avanços da ciência e da tecnologia; resgatar a totalidade do conhecimento; em síntese, ser viável para sua época e seu contexto, sem perder a dimensão de universalidade e de acenar para a dimensão de futuro.

Definir universidade sob o prisma do ensino e da pesquisa apenas, é incompleto para explorar toda amplitude de sua missão. Um conceito de universidade deve privilegiar o ensino, a pesquisa e também a extensão de forma equânime. Centrando suas ações em torno destes eixos, a universidade fortalece sua dimensão institucional, tendo suas bases na produção e difusão do conhecimento novo, estendendo-o para a sociedade, que passa a ter acesso aos bens e aos avanços da ciência e tecnologia.

A universidade, segundo Cassimiro (1983) precisa estar em constante processo de reflexão sobre si mesma. Conceituar-se permanentemente, mais do que se autodefinir. Definição significa delimitação de contornos e limites. Tal coisa não se coaduna bem como a natureza de um órgão vivo, em estado de constante evolução e ajustamento às necessidades da comunidade humana para a qual existe. Não se trata, por conseguinte, de a universidade apenas se autodefinir, mas sim, de se auto conceituar, uma vez que este conceito será sempre algo provisório e suscetível a constantes aperfeiçoamentos.

Em outras palavras a universidade não pode definir-se e agir, deslocada e alheia ao seu contexto e sua época. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação é muito clara quanto à finalidade da Educação Superior em seu Artigo 43: “estimular a criação material e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica (…); promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade (…); suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional (…); estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade (…); promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”.

Extensão é uma função dialógica da universidade com a comunidade interna e com seu entorno. A matriz dialógica se configura pelas interfaces que esta estabelece com todos os segmentos da sociedade, com todos os tipos de saberes e de realidades. É, portanto a efetivação de um movimento dialético que comunica e troca novos conhecimentos, dialogicamente, permitindo a abertura operacional da universidade ao seu meio, no sentido da circulação de informações, formando novas mentalidades, num processo contínuo, permanente, educativo, cultural e científico. A extensão tem caráter mobilizador e transformador, pois que, interfere na própria ação da universidade, avaliando-a; e nos movimentos da sociedade, promovendo melhores condições para o exercício da cidadania. Por conceituar-se como uma função dialógica da universidade com seu entorno, ocupa-se com os resultados efetivos e os avanços qualitativos de todos os segmentos sociais com os quais se envolve.

Descrever a práxis da extensão, diz respeito à forma como a ação se organiza, ancorada nas suas três funções tradicionais básicas: ensino, pesquisa e extensão. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as universidades são “instituições pluridisciplinares” e devem obedecer “ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, segundo o art. 207, da Constituição Federal. Assim, se o ensino deve ser fundamentado na investigação (pesquisa); a pesquisa deve desmobilizar esquemas montados e buscar o conhecimento novo; a extensão, por sua vez, tem a importante tarefa de difundir o conhecimento produzido, fortalecendo todos aqueles que se aproximam da universidade ou aqueles dos quais ela se aproxima. Metodologicamente, na universidade há uma permanente interação com seu contexto, que se estabelece pelos objetivos determinados em seu Plano de Desenvolvimento da Extensão.

Entende-se extensão, como uma via de mão dupla: ela tanto pode ser pensada como uma modalidade de compromisso social da universidade que se efetiva pela prestação de serviços, sobretudo dirigida aos ausentes da universidade; quanto pode constituir-se na “oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico no retorno à universidade” (REIS, 1993, p. 28). Desta forma, ela se constitui num processo educativo, que articula o ensino e a pesquisa, buscando o comprometimento da comunidade universitária.

O trabalho de extensão para Buarque (1994, p. 137), deve ir além do campus, e é básico para a universidade que deseja revolucionar. “Sem o toque de fora do campus, proporcionado pela extensão, a universidade perde grande parte do seu poder de criação. Sem atingir a comunidade, a universidade se limita a exercícios, fechada em si mesma”.

Com efeito, a extensão se legitima, na medida em que se torna um meio de levar para a população marginalizada o saber elaborado no interior da universidade. Ela estabelece um elo entre o conhecimento e a realidade externa; subsidia a construção de um processo dialético entre a teoria e a prática e oportuniza um trabalho interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber e diferentes segmentos da universidade e da sociedade, primando pela transformação e autogestão dos envolvidos.

A extensão é a maneira de a universidade extrapolar seus muros e ir além. Cassimiro (1983) enfatiza que o conceito de extensão também se integra dentro de natureza de um ser em constante processo de evolução. Então, para ser resposta adequada aos anseios e necessidades da comunidade humana, a extensão precisa admitir constantes evoluções para ser um organismo organizado e para continuar existindo. Ensinar, pesquisar, fazer extensão, não passam de três momentos da mesma realidade, ou, mais explicitamente, três ângulos de um mesmo objeto. Na verdade, ensinar sem pesquisar é fossilizar conhecimentos. Pesquisar por sua vez, se constitui na modalidade mais consentânea de realizar o ensino. A extensão é um terceiro momento da mesma realidade. Ela coloca sob o foco da atenção universitária o aspecto de transcendência aos umbrais da universidade, para atingir os elementos da comunidade dentro da qual está inserida, ou cujo serviço, deliberadamente, se colocou.

Objetivos

Caracterização

A Extensão deverá traduzir para a sociedade as potencialidades e disponibilidades da Universidade em termos de prestação de serviços, assistência e responsabilidade social, revitalizando o ensino e a pesquisa, estimulando o desenvolvimento regional e a práxis acadêmica, integrando a comunidade interna e externa e auxiliando na busca de solução de problemas mais complexos, cujas soluções não são evidentes, atendendo às demandas regionais.

Accumsan arcu leo, bibendum convallis elit faucibus interdum egestas. Commodo eleifend eu dignissim iaculis at. Ornare dui ultrices magna sem. Condimentum lectus nisl viverra diam egestas mauris. MAX 200 CARAC

Caracteriza-se como um conjunto de ações ou atividades institucionais estruturadas organicamente. Representa o conjunto de ações de extensão de médio e longo prazo correlacionadas/inter-relacionadas e orientadas por um objetivo comum, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, devendo contemplar a interdisciplinaridade, o princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, podendo agregar programas, projetos, cursos, eventos, servindo de suporte para a extensão, ensino e pesquisa Essas ações têm caráter por serem sistemáticas, permanentes e continuadas, compreendendo um conjunto de projetos e atividades desenvolvidos simultaneamente, visando a concretização das diretrizes políticas e objetivos da comunidade.

Os acadêmicos da UNIARP estão constantemente produzindo projetos de pesquisa e extensão. São bolsistas que contribuem para a sociedade com o conhecimento que adquirem no programa. Fique por dentro dos projetos aqui no site da UNIARP!

Frequentemente a UNIARP realiza eventos voltados para a extensão e para a comunidade. Estes sempre são divulgados aqui no portal da instituição. Acompanhe!

opções

Programas

A UNIARP participa e hospeda diversos programas de extensão que unem a comunidade acadêmica com a comunidade em geral. Além disso, promove a integração da teoria com a prática.

SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante nasceu para dar informações e auxílio a todos os acadêmicos que precisam de acompanhamento durante a vida acadêmica.

PAEC

O Programa de Apoio a Extensão e Cultura faz parte da Extensão UNIARP e abrange todos os cursos da instituição por meio de projetos e trabalhos.

UAMI

O Programa Universidade Aberta da Maior Idade propõe-se a desenvolver atividades relacionadas com o saber, o fazer e o lazer.

PROLER

O objetivo deste programa de incentivo é aproximar os acadêmicos e a comunidade da leitura, desenvolvendo este hábito, tanto dentro, quanto fora da escola.

Relações

Comunidade

A UNIARP construiu, ao longo de 50 anos de história, vários espaços dedicados tanto à integração da teoria e da prática para os acadêmicos quanto ao atendimento da comunidade em geral.

cultura

Ações Culturais

Além disso, a UNIARP também promove outros tipos de ações culturais com a comunidade externa. Confira nossos outros projetos.

Imagens

Galeria de fotos

Confira a nossa galeria de fotos Extensão UNIARP. Separamos momentos especiais dos nossos eventos para compartilhar.

saiba mais

Outros Serviços

Conheça, também, os outros serviços que a UNIARP oferece para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral.

documentos

Documentos necessários

Faça o download do roteiro e das normas para elaboração de projetos e artigos científicos nos links abaixo:

documentos

Documentos necessários

Faça o download do roteiro e das normas para elaboração de projetos e artigos científicos nos links abaixo:

extensão

Conheça nossa equipe

Guia de Cursos

Descubra qual é a graduação perfeita para o seu futuro!

Portal EAD

Conheça nossas 11 opções de cursos de graduação à distância.

Serviço de Apoio ao Estudante

Aqui você encontra orientação, informação e atendimento ao acadêmico.

Uniarp For Change

Foco na formação de estudantes e profissionais para a comunidade.

Catálogo de Moradias

Encontre um lugar aconchegante e dentro do seu orçamento para morar!

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Cartilha Conviva com a Diferença

Um guia para uma convivência respeitosa com a diversidade.

Aguarde, em breve!

PROJETOS FAP 001 2020

PROJETOS FAP 002 2020

PROJETOS FAP 004 2020

PROJETOS FAP 005 2020