Fundo de Apoio a Pesquisa – FAP

A UNIARP incentiva a pesquisa através do FAP por meio da promoção de projetos tanto acadêmicos quanto de docentes, através de bolsas de estudo.

Fundo de Apoio a Pesquisa – FAP

Group 567-min

O QUE É

Como funciona o FAP?

A UNIARP tem na pesquisa um dos fundamentos sobre os quais está edificada. A pesquisa é entendida na instituição como fator determinante para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino e da extensão.

O Fundo de Apoio à Pesquisa foi criado com base no Art. 72 do Regulamento Geral da UNIARP. O objetivo é incentivar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da UNIARP.

Para tal, o FAP auxilia docentes a desenvolver projetos de pesquisa; a introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC); a divulgação da produção científica de excelência oriunda de docentes e discentes da UNIARP.

O edital de seleção de projetos de pesquisa docente é aberto anualmente. Com base nos projetos selecionados, divulga-se outro edital para seleção de estudantes de graduação para Iniciação Científica.

Quem pode se candidatar?

Todo ano a UNIARP abre um edital para a inscrição de projetos. É necessário preencher um formulário e enviar a documentação solicitada. Neste caso, quem inscreve o projeto e quem é responsável é o professor orientador. Para ser professor orientador e solicitar aluno bolsista ou voluntário, o docente deverá preencher alguns requisitos:

Ter, preferencialmente, o título de doutor ou mestre;

Após aprovado o projeto, o orientador fica responsável pela seleção de alunos, que desenvolverão atividades de iniciação científica. Para atuar como bolsista de iniciação científica, o acadêmico deverá atender os seguintes requisitos:

Não estar no último semestre do curso;

Ter bom desempenho acadêmico;

• Ter perfil de pesquisador(a) e estar em plena atividade de pesquisa, evidenciada por sua recente produção intelectual, de modo que sua competência acadêmica seja comprovada mediante apresentação do currículo vitae atualizado, modelo Lattes – CNPq;
  • Ter, preferencialmente, o título de doutor ou mestre;
  • Possuir experiência compatível com a função de coordenador(a) e formador de recursos humanos qualificados;
  • Protocolar, de acordo com o edital específico, projeto de pesquisa relevante, dotado de viabilidade técnica e econômica, acompanhado do plano de trabalho detalhado a ser executado pelo(s) aluno(s) selecionado(s) com no máximo 12 meses de duração, vinculado às linhas de pesquisa da Universidade;
  • Ter disponibilidade de 8 (oito) horas semanais para orientação do projeto – e apresentar provas para tal.

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação, e estar cursando no mínimo o segundo semestre de seu curso;
  • Não estar no último semestre do curso;
  • Ter bom desempenho acadêmico;
  • Possuir disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação ao projeto de pesquisa.

NOSSAS PRODUÇÕES

Conheça Nossos Projetos

Projetos em andamento

Saiba mais sobre os projetos que os acadêmicos da UNIARP estão trabalhando atualmente.

Projetos encerrados

Conheça os projetos que já foram encerrados e veja os resultados da pesquisa.

Notícias do FAP

Fique por dentro das novidades do Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIARP.

Formulários e Documentos

Aqui é possível acessar documentos do FAP e todos os formulários necessários para se cadastrar nas bolsas do FAP.

Editais

Faça o download das normas para elaboração de projetos de pesquisa nos links abaixo.

Normatização

Confira aqui o documento com as normativas do Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIARP.

Prof.ª Me.ª Juciele Marta Baldissarelli
fap@uniarp.edu.br