O projeto “A Formação Leitora na Educação Básica: um mapeamento das escolas da região sul de Santa Catarina” foi a provado na chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 14/2025 – Mulheres+Pesquisa.
A chamada pública, em sua segunda edição, tem como objetivo apoiar pesquisas coordenadas por mulheres vinculadas a instituições que promovam ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina, contribuindo para o fortalecimento e ampliação da representatividade feminina no cenário da pesquisa catarinense.
O projeto aprovado no IFSC foi submetido pelas professoras do IFSC Luana de Gusmão e Telma Amorim, do Câmpus Garopaba; Marizete Bortolanza, do Câmpus Florianópolis, e Marlene Zwierewicz, da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp – Caçador). As participantes já atuam em parceria em iniciativas como o Seminário de Educação, Leitura e Escrita (Sele), evento que também conta com recursos da Fapesc.
O principal objetivo é investigar as práticas de leitura literária e o perfil leitor em escolas públicas do litoral sul catarinense. O projeto prevê também mapear o perfil leitor de estudantes e professores; analisar a infraestrutura e acervo literário das instituições; identificar ações pedagógicas de formação leitora e propor estratégias de ensino e formação continuada para professores.
A chamada pública prevê um total de R$ 4,5 milhões para todos os projetos contemplados. O projeto do IFSC terá um total de R$ 78.518,52. Será contratado um bolsista de curso superior para colaborar com o projeto. Com informações: Por Carla Algeri I Jornalista do IFSC







