No dia 11 de setembro, foi realizada a primeira visita técnica do projeto “Bosque Urbano Educativo: Qualificação Ambiental e Inclusiva no Entorno do CMEI Elmar Pereira Rosa”, desenvolvido por meio do projeto PAEC da UNIARP. A iniciativa busca transformar uma área localizada no bairro Alto Bonito, em Caçador, em um espaço educativo, ecológico e comunitário.
O projeto propõe a criação de um bosque urbano educativo multifuncional, que será utilizado como espaço pedagógico, ecológico, sensorial e comunitário. A proposta visa integrar atividades ao ar livre ao currículo da educação infantil, promovendo o contato das crianças com a natureza e incentivando o aprendizado ativo.
A visita marcou o início do diagnóstico da área, com levantamento de informações sobre solo, vegetação, topografia e uso atual do espaço. O momento também foi de escuta e diálogo com a comunidade escolar.
Participaram da atividade a diretora do CMEI, Denise Borba, e as professoras Beatriz Oliveira e Ana Claudia Vieiro, idealizadoras do projeto pedagógico “O Bosque da Minha Escola: um espaço de vivências, experiências e aprendizado”. O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Manoel Paiva, e demais docentes da instituição.
Representando a UNIARP, estiveram presentes as acadêmicas Letícia Tonieto e Julia Souza Hoepfner, do Escritório Modelo, a acadêmica responsável pelo PAEC, Cintia França, e a professora Ana Lúcia Córdova Wandscheer, coordenadora do Escritório Modelo e orientadora do projeto.
Próximos passos
Com base no diagnóstico inicial, serão elaboradas propostas de qualificação ambiental e inclusão para o entorno do CMEI Elmar Pereira Rosa. O Bosque Urbano Educativo se consolida como uma iniciativa pioneira de integração entre ensino, extensão universitária e desenvolvimento sustentável em Caçador.




Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da ONU, contemplando diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: promove o bem-estar físico e emocional de crianças, educadores e famílias.
ODS 4 – Educação de Qualidade: amplia os métodos de ensino com aprendizagem sensorial e interativa.
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: transforma uma área urbana subutilizada em espaço verde acessível.
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima: contribui para a mitigação das mudanças climáticas e melhora do microclima local.
ODS 15 – Vida Terrestre: valoriza a flora nativa e estimula a biodiversidade urbana.
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalece a cooperação entre escola, universidade, poder público e comunidade.












