Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, o Comitê Local da IFMSA Brazil UNIARP realizou mais uma edição do projeto Hospital do Ursinho, iniciativa voltada à humanização do cuidado e à educação em saúde para crianças do ensino fundamental.
A programação iniciou no dia 17 com uma capacitação conduzida pelo professor e psicólogo Clayton Zanella, que abordou estratégias de comunicação com crianças durante a atividade, utilizando exemplos práticos e aplicáveis para os acadêmicos participantes.
No dia 18, a ação foi realizada na Escola Tabajara, com alunos do 1º ano do ensino fundamental, atendendo cerca de 38 crianças. Já no dia 19, o projeto chegou à Escola Berger, contemplando 50 crianças do 6º ano do ensino fundamental.
Durante a atividade, cada criança recebeu um ursinho de pelúcia e participou de um circuito interativo que simulava o ambiente hospitalar, com estações de anamnese, curativos, centro cirúrgico e raio-X.
O objetivo foi reduzir o medo do ambiente hospitalar e promover o acolhimento em situações de cuidado à saúde, de forma lúdica e educativa.
Participaram da ação acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP, incluindo membros do Comitê Local da IFMSA Brazil e alunos voluntários. São eles:
Aisha Zanella, Aghata Bortoletti, Aline Damásio, Amanda Nordio, Camila Ortiz, Dayane Toaldo, Eduarda Schlemper, Estefani Carmonio, Francisco Bortoloti, Gabriela S., Gabriele Savacinski, Giovana Coppini, Ian Correa, Isabelle Hachmann, Isadora Trindade, João Silva, Júlia Soligo, Juliana Baldisseira, Livia Maggi, Mariana Veloso, Maria Bonessi, Maria Cantu, Maria Caus, Maria Knoblauch, Maria Leão, Maria Velis, Marielly Santos, Milena Campos, Milena Girardi, Milena Pires, Otávio Fusatto, Raiane Defaveri, Rossana Amico, Tainá Amorin e Vanessa Domingues.
O projeto Hospital do Ursinho reforça o compromisso da UNIARP com a formação humanizada dos futuros profissionais da saúde e com o bem-estar da comunidade.


















