A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está desenvolvendo uma pesquisa sobre as percepções de idosos em relação ao mundo digital, por meio do Programa Universidade Aberta da Melhor Idade (UAMI). A pesquisa é da acadêmica do curso de Administração da Uniarp, Júlia Ribeiro, sob orientação da professora Me. Sandra Mara Bragagnolo e co-orientação do professor Dr. Joel Haroldo Baade.
De acordo com a professora Sandra, a pesquisa se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, contribui para o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao incentivar práticas que promovem qualidade de vida e envelhecimento ativo; para o ODS 4 – Educação de Qualidade, ao estimular a aprendizagem contínua e a inclusão digital da terceira idade; e para o ODS 10 – Redução das Desigualdades, ao possibilitar o acesso dos idosos às tecnologias de informação e comunicação, fortalecendo sua participação social e cidadania digital
A coleta de dados, com palestra ministrada pela professora Sandra e posterior aplicação de questionário, foi realizada em três momentos: no dia 09 de setembro em Caçador; 16 de setembro em Fraiburgo; e 25 de setembro em Santa Cecília, alcançando participantes ativos do programa.
Por envolver seres humanos e utilizar dados primários, a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, recebendo aprovação. O tratamento dos dados coletados permitirá identificar e avaliar as habilidades dos idosos em computação e internet.
O professor Dr. Joel Haroldo Baade destaca que a iniciativa reforça o compromisso da Uniarp em promover a inclusão digital e social da terceira idade, aproximando a universidade das demandas da comunidade e contribuindo para a produção de conhecimento científico relevante para a região.









