Parceria internacional com a Universidade de Salamanca é apoiada pela CAPES e fortalece a produção científica e a cooperação acadêmica entre Brasil e Espanha
Os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) e em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) passam a integrar a Cátedra Brasil-Espanha em Epistemologias do Sul e Cultura Jurídica, iniciativa aprovada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A solenidade teve a presença do vice-reitor Acadêmico, professor Dr. Joel Haroldo Baade.
A Cátedra é fruto de uma cooperação acadêmica entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e a Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha, com o objetivo de promover a excelência no ensino, pesquisa e extensão. A proposta busca aprofundar as relações acadêmicas entre os dois países, fomentar a internacionalização da produção científica e consolidar redes de pesquisa e inovação.
Com foco nas Epistemologias do Sul e na Cultura Jurídica, a iniciativa contempla a realização de seminários internacionais e outros eventos que incentivam o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores brasileiros e espanhóis.
A professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora do Setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização (PPI) da UNIARP destaca que o ingresso na Cátedra simboliza mais uma conquista no caminho da consolidação da internacionalização da UNIARP. “Representa um avanço significativo na consolidação de sua atuação internacional, ampliando oportunidades para docentes e discentes dos programas de pós-graduação envolvidos”, comenta.







