Workshop sobre o Porto de Itapoá aproxima estudantes da realidade do comércio exterior » Uniarp

23.10.25

Workshop sobre o Porto de Itapoá aproxima estudantes da realidade do comércio exterior

Na última terça-feira, 21 de outubro de 2025, o Porto de Itapoá, em parceria com o Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), promoveu o workshop “O Porto de Itapoá”. A iniciativa contou com a participação de acadêmicos, professores e profissionais dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

            O evento teve como objetivo aproximar o meio acadêmico das práticas operacionais e estratégicas do comércio exterior, da internacionalização de empresas e do setor público, proporcionando aos estudantes uma visão aplicada sobre a logística portuária e o papel dos portos no processo de inserção das empresas brasileiras no mercado internacional.

A apresentação foi realizada por Felipe Corrêa, coordenador de Experiencia do Cliente e Mauro Bettoni Junior, especialista em Vendas.

            Representando a UNIARP, participaram os professores Tatiane Bernardy, docente das disciplinas de Internacionalização de Empresas e Gestão Estratégica, e Thiago Duarte, responsável pela disciplina de Contabilidade Pública.

            Durante o workshop, os participantes conheceram a estrutura e o funcionamento do Porto de Itapoá, considerado um dos mais modernos terminais portuários da América Latina. Também foram abordados temas como competitividade logística, sustentabilidade e inovação no comércio exterior.

            A professora Tatiane Bernardy destacou que momentos como este fortalecem a formação dos acadêmicos, permitindo que vivenciem, na prática, os conceitos estudados em sala de aula. Ela reforçou ainda que ações como essa contribuem para consolidar a formação aplicada e interdisciplinar dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIARP, reafirmando o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional e a capacitação de profissionais preparados para atuar em contextos econômicos cada vez mais dinâmicos e interdependentes.

            O professor Thiago Duarte destacou a importância do workshop por promover o diálogo entre o setor público, o meio acadêmico e as entidades profissionais. Segundo ele, a participação dos estudantes em eventos como esse amplia a compreensão sobre o papel estratégico das instituições na promoção do desenvolvimento econômico. A iniciativa reforça o compromisso da UNIARP em formar profissionais éticos, com responsabilidade social e competência técnica, preparados para atuar de forma transformadora na gestão pública e nas organizações.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.