A disciplina Projeto Integrador IV, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP, desenvolveu neste semestre uma proposta pedagógica que uniu análise fílmica, imersão narrativa e criação arquitetônica. A atividade desafiou os acadêmicos a transformar referências do cinema em soluções projetuais autorais.
Os estudantes receberam quatro personas fictícias, com estilos de vida e demandas específicas, além de uma lista detalhada de necessidades para atender nos projetos. Quinzenalmente, a turma assistiu e analisou nove obras cinematográficas reconhecidas por sua força estética e narrativa: A Origem, O Brutalista, O Iluminado, O Grande Hotel Budapeste, Comer, Rezar, Amar, Me Chame Pelo Seu Nome, Um Dia e Esqueceram de Mim 1 & 2. Após cada filme, os acadêmicos responderam a um questionário reflexivo sobre arte, fotografia e composição visual.
Com base nas percepções coletadas, os alunos escolheram um ambiente da residência de suas personas — como sala de estar, suíte, cozinha, espaço de trabalho ou área de lazer — para reinterpretar de forma autoral. O desafio consistiu em traduzir elementos visuais e sensações das cenas em decisões arquitetônicas concretas, considerando volumetria, materialidade, paleta cromática, iluminação, mobiliário e atmosfera.
O resultado foi um conjunto de ambientes expressivos, tecnicamente consistentes e esteticamente sensíveis. Os trabalhos finais estão expostos digitalmente nas TVs da cantina da UNIARP, permitindo que a comunidade acadêmica acompanhe o processo criativo.
Para o professor responsável pela disciplina, Weligton Lucas Baschera, a proposta ampliou a percepção visual dos acadêmicos e reforçou a importância da pesquisa estética no processo projetual. “A arquitetura dialoga com histórias, sensações e experiências. O cinema, por sua riqueza visual, nos permite exercitar esse olhar de forma profunda e criativa”, destacou.
Os projetos serão divulgados nos canais oficiais da UNIARP, reafirmando o compromisso da universidade com práticas pedagógicas inovadoras e com a formação de profissionais críticos e preparados para os desafios contemporâneos da Arquitetura e Urbanismo.





















