Produção científica da Biomedicina UNIARP se destaca no SULBRA 2026 » Uniarp

14.05.26

Produção científica da Biomedicina UNIARP se destaca no SULBRA 2026

A participação do curso de Biomedicina da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) no SULBRA 2026 – que reuniu o VI Congresso Latino-Americano de Biomedicina, o XIV Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina e o IV Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina Estética – evidenciou o protagonismo institucional e a solidez da produção científica desenvolvida no curso.

            Ao todo, foram submetidos 48 trabalhos científicos, elaborados por acadêmicos do terceiro, quinto, sétimo e oitavo períodos, além de professores e egressos, demonstrando a integração entre ensino, pesquisa e formação profissional em diferentes etapas acadêmicas. As produções contemplaram desde a pesquisa básica até aplicações clínicas, tecnológicas e educacionais.

            Entre os temas abordados, destacaram-se estudos nas áreas de microbiologia e resistência antimicrobiana, análises clínicas, hematologia, bioquímica, metabolismo e biotecnologia, com pesquisas sobre doenças infecciosas, síndromes metabólicas, alterações hematológicas, COVID-19 e mecanismos de resistência bacteriana e fúngica. Também foram apresentados trabalhos voltados à medicina de precisão, genômica, células-tronco, organoides e uso de inteligência artificial na saúde.

            A produção científica incluiu ainda pesquisas em biomedicina estética, diagnóstico por imagem, saúde pública, educação em saúde e metodologias ativas de ensino, além de estudos interdisciplinares em oncologia, doenças autoimunes, medicina regenerativa e saúde ocupacional. Parte dos trabalhos envolveu parcerias entre grupos de pesquisa da UNIARP, com destaque para estudos sobre compostos bioativos derivados da uva e seus impactos em vias metabólicas.

            Segundo o coordenador do curso de Biomedicina, professor Dr. Emyr Hiago Bellaver, a inserção da pesquisa desde os primeiros períodos fortalece a formação acadêmica. “O volume e a qualidade das produções demonstram que estamos formando um egresso crítico, ético, reflexivo e com sólida base científica, preparado para atuar de forma responsável e baseada em evidências frente aos desafios da sociedade”, destaca.

            Os trabalhos apresentados mantêm alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 9 (Inovação e Tecnologia) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.