Estudante de Medicina faz estágio em centro de referência nacional em neurologia » Uniarp

31.07.26

Estudante de Medicina faz estágio em centro de referência nacional em neurologia

O estudante do curso de Medicina da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Marcos Otávio Bueno, realizou, entre os dias 22 e 26 de junho, um estágio no Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba, o Hospital INC, reconhecido nacional e internacionalmente pela atuação em neurologia de alta complexidade e em pesquisas clínicas neurológicas.

            A vaga foi conquistada por meio de um processo seletivo de ampla concorrência, aberto em novembro de 2025 para estudantes de todo o Brasil. A seleção envolveu análise curricular, histórico de desempenho acadêmico e carta de indicação. Apenas uma vaga foi disponibilizada.

            Durante o estágio, Marcos acompanhou as rotinas da enfermaria clínica, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do pronto atendimento neurológico, além de participar de reuniões do corpo clínico e de atendimentos ambulatoriais nas áreas de neuroimunologia, epilepsia, neurologia vascular, dor crônica, distúrbios do movimento, neuro-oftalmologia e cefaleias.

            A programação também incluiu a participação em aulas da Residência Médica em Neurologia e o acompanhamento de procedimentos endovasculares e de neurocirurgias com a tecnologia Gamma Knife. “Todos os dias do estágio proporcionaram muito aprendizado. Foi uma oportunidade excepcional. Agradeço aos médicos preceptores e residentes pelo acolhimento e pelos ensinamentos compartilhados”, destacou Marcos.

            Além de contribuir para a formação clínica, a experiência pode favorecer novas colaborações institucionais na área da pesquisa. Marcos participa de atividades de FAP desde a segunda fase do curso de Medicina, sob orientação do Dr. Gustavo Colombo Dal-Pont e da Dra. Ariana Centa. “Marcos demonstra interesse e dedicação à pesquisa desde o início da graduação. A experiência no Hospital INC amplia sua formação científica e pode abrir oportunidades para futuras parcerias entre as instituições”, ressaltou o Dr. Gustavo.

            Para a coordenadora do curso de Medicina da UNIARP, Dra. Lina Rigodanzo Marins, experiências em centros de excelência representam um importante diferencial na formação acadêmica e profissional. “Além do inestimável ganho técnico, essa vivência representa um mergulho no chamado ‘currículo oculto’. Ao transitar por diferentes realidades hospitalares, o estudante absorve posturas éticas, dinâmicas de equipe e particularidades da gestão que não são encontradas nos livros, mas são construídas pela observação prática e pela convivência com outros especialistas”, afirmou.

            Segundo a coordenadora, o contato com diferentes fluxos de trabalho e realidades assistenciais amplia o olhar do futuro médico, fortalecendo sua adaptabilidade e seu senso crítico. “Incentivar essas experiências é uma forma de garantir que a formação na UNIARP seja plural e conectada ao que há de mais avançado na Medicina nacional. Parabenizo o estudante pela dedicação e por representar a excelência da nossa instituição”, concluiu.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Visita técnica

Acadêmicos da 8ª fase do curso de Psicologia da UNIARP realizaram uma visita técnica ao Hospital Dr.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.