Visita técnica ao Jardim Botânico e Mercado Municipal de Curitiba » Uniarp

11.09.26

Visita técnica ao Jardim Botânico e Mercado Municipal de Curitiba

Os acadêmicos da 3ª fase do curso de Agronomia da UNIARP, participaram de uma visita técnica à cidade de Curitiba (PR), acompanhados pela professora Ma. Débora Ceretta. A atividade contempla a disciplina de Sistemática Vegetal e teve como objetivo ampliar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula por meio da observação, identificação e reconhecimento da diversidade vegetal e de suas diferentes formas de utilização e valorização.

No Jardim Botânico de Curitiba, os acadêmicos tiveram a oportunidade de percorrer diferentes espaços e observar uma ampla diversidade de espécies vegetais, incluindo plantas ornamentais, árvores, arbustos e diferentes grupos de flores. A visita possibilitou relacionar características morfológicas, diversidade, classificação e identificação das plantas aos conteúdos estudados na disciplina.

A nova estrutura do Jardim Botânico também proporcionou contato com um importante acervo natural, científico e fotográfico relacionado à flora da Região Sul, enriquecendo a experiência e permitindo compreender a importância das coleções, dos registros botânicos e da conservação da biodiversidade para o conhecimento científico.

A programação incluiu ainda uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba, onde os acadêmicos puderam observar outro aspecto da relação entre plantas, agricultura e sociedade: a comercialização e o consumo dos produtos de origem vegetal. Frutas, verduras, legumes, grãos, chás, cafés, especiarias e mel, entre diversos outros produtos, permitiram estabelecer relações entre diversidade vegetal, produção agrícola, alimentação, cultura e economia.

O Mercado Municipal também possibilitou conhecer produtos e estabelecimentos relacionados a diferentes tradições culturais, com destaque para espaços dedicados à gastronomia e aos produtos típicos de países como Japão, Índia e Inglaterra. Essa diversidade mostrou, na prática, como as plantas e seus derivados estão profundamente relacionados aos hábitos alimentares, às tradições e à identidade cultural de diferentes povos.

A viagem constituiu uma experiência muito proveitosa para a turma, permitindo estabelecer diversas conexões entre os conteúdos da disciplina de Sistemática Vegetal e situações concretas encontradas fora da sala de aula. Mais do que reconhecer e classificar plantas, a atividade possibilitou compreender a diversidade vegetal em suas dimensões científica, ambiental, agronômica, econômica e cultural, tornando a aprendizagem mais significativa para a formação dos futuros profissionais da Agronomia.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.