A UNIARP realizou de 22 a 25 de abril a 1ª Semana de Curricularização da Extensão, envolvendo todos os cursos de graduação de Caçador e de Fraiburgo. A Semana teve como foco a preparação de ações e projetos extensionistas, promovendo o diálogo entre acadêmicos, docentes e representantes da comunidade externa, os quais apresentaram demandas e necessidades sociais.
Os cursos de graduação tiveram o desafio de organizar atividades extensionistas, propondo ações a serem desenvolvidas nos próximos meses, além de possíveis resoluções de problemas. As ações buscam, responder às demandas identificadas e fomentar iniciativas voltadas à produção de novos conhecimentos e à ampliação da interação entre universidade e sociedade. A UNIARP espera que, ao final, as atividades impactem positivamente na transformação social e na promoção da cidadania.
As ações foram organizadas com base nos oito eixos temáticos da extensão universitária:
Cultura;
Cidadania e Justiça;
Diversidade e Inclusão Social;
Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade;
Saúde;
Tecnologia e Inovação; e
Trabalho e Desenvolvimento Socioeconômico.
Os eixos dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Essa integração reforça o papel da universidade na promoção da cidadania, da inclusão, da equidade e do desenvolvimento sustentável, evidenciando o engajamento dos cursos e o fortalecimento da curricularização como prática transformadora da realidade social.
A UNIARP parabeniza todos os cursos de graduação de Caçador e Fraiburgo pelo engajamento de seus docentes e acadêmicos neste importante desafio do “aprender fazendo”.
Na Semana, foi possível acolher demandas da comunidade externa e promover a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo significativamente as práticas propostas no processo de curricularização da Extensão na UNIARP.

















