A UNIARP realiza de 19 a 24 de maio, o V Seminário Internacional Interdisciplinar sobre Desenvolvimento e Sociedade: o Imperativo da Sustentabilidade. Em sua 5ª edição, o evento promoverá atividades de caráter interdisciplinar ao longo de toda a semana. A programação completa está disponível no site oficial: https://uniarp.edu.br/eventos/5-seminario-internacional/.
O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP, envolve ações que abrangem desde atividades direcionadas aos cursos de graduação até palestras especializadas para os estudantes da pós-graduação. Em destaque, o seminário contará com a participação de professores convidados de Portugal, Honduras, Brasil e Espanha.
Nos dias 19 e 20, as atividades serão focadas na área da saúde, com a presença dos professores José Antonio Mariz (Portugal) e Charles Leber (Brasil), que discutirão inovações na Medicina e estratégias de descarbonização em tempos de mudanças climáticas.
De 21 a 23 de maio, as palestras – abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral – abordarão os seguintes temas:
A importância da União Europeia na consolidação dos direitos humanos;
A Agenda 2030/ODS na extensão universitária;
Revolução ou Ruína? Os efeitos da IA na educação;
Os acordos de sustentabilidade e o direito de competência na União Europeia;
Sistemas alimentares sustentáveis: tendências, desafios e oportunidades;
Sustentabilidade e atividades espaciais na era da comercialização;
Direitos aduaneiros e sustentabilidade.
Um dos momentos mais aguardados será na sexta-feira, dia 23, à tarde, quando ocorrerão mais de 160 apresentações simultâneas em 28 salas virtuais. A articulação entre programas de pós-graduação do Brasil, América Latina e Europa foi fundamental para a realização desse momento, que contará com a mediação de bolsistas do PPGDS e professores colaboradores de diversas instituições.
A internacionalização da UNIARP ganha destaque, com apresentações de mestrandos e doutorandos não apenas do Brasil, mas também da Colômbia, Peru, Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Canadá, evidenciando o alcance global do evento.
O encerramento, no sábado, dia 24, será marcado pelas apresentações presenciais. Serão oito salas destinadas a mais de 42 apresentações de trabalhos, consolidando o esforço e a dedicação da equipe organizadora e dos participantes.
