A UNIARP realizou dia 21 de maio a abertura oficial da 5ª edição do Seminário Internacional Interdisciplinar sobre Desenvolvimento e Sociedade- O imperativo da sustentabilidade, uma realização do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS), com apoio dos cursos de graduação em: Direito, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Medicina, Nutrição e Pedagogia, Engenharia de Produção e os Cursos Superiores em Tecnologia EAD Comércio Exterior, Processos Gerenciais, Marketing, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira.
O evento conta ainda com apoio da FAPESC, por meio do Edital nº 27/2024 – PROEVENTOS FASE I 2025. E também com a colaboração de instituições parceiras como a: UNIVALI, FURB, Universidade do Minho, Portugal, Universidad Continental Peru e JusGov, Portugal.
A programação desta edição conta com a participação de palestrantes internacionais de renome, promovendo reflexões interdisciplinares sobre sustentabilidade, direitos fundamentais, alimentação, comércio internacional e atividades espaciais. A programação inclui ainda oficinas temáticas, lançamento de livro e a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores.
A mesa de abertura teve a presença do reitor da Uniarp, Dr. Neoberto Geraldo Balestrim, professor Dr. Joel Haroldo Baade, vice-Reitor Acadêmico, vice Presidente da FUNIARP, Vitor Hugo Baseggio, prefeito Alencar Mendes, presidente da FAPESC Fabio Wagner Pinto, professora Dra. Rosana Claudio da Silva Ogoshi, coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização e professor Dr. Levi Hulse, coordenador do evento e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade.




A apresentação cultural da abertura foi realizada pelo Projeto Músicos do Contestado.
O evento teve ainda a comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP. Ao longo desta década, o programa tem se consolidado como um espaço de formação crítica, pesquisa interdisciplinar e compromisso efetivo com o desenvolvimento regional. Essa trajetória só foi possível graças à dedicação de cada professora e professor que contribuíram, com seriedade e afeto, para a construção dessa história.
Após um vídeo especial com a história do Programa, foram entregues homenagens para docentes e instituições.





O presidente da Fapesc, Fabio Wagner Pinto apresentou as ações da entidade e destacou a importância das parcerias com as instituições.
A palestra da noite foi ministrada pelo Dr. Pedro Trovão do Rosário da Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal. Ele falou sobre: “A importância da União Europeia na consolidação dos Direitos Fundamentais”.


