Acadêmica realiza projeto sobre Medidas Protetivas do ECA para alunos da Escola Esperança » Uniarp

29.11.22

Acadêmica realiza projeto sobre Medidas Protetivas do ECA para alunos da Escola Esperança

A acadêmica Rafaela Zampiron Oliveira, do curso de Direito da UNIARP e bolsista do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) aplicou no mês de novembro, uma etapa do projeto de iniciação científica para 40 crianças do 5º ano da Escola Esperança, situada do Bairro Martelo, em Caçador. Os alunos aprenderam mais sobre seus direitos e deveres. O projeto de Rafaela recebe orientação do professor Dr. Joel Cezar Bonin.

De acordo com o professor Bonin, antes de realizar a atividade prática junto aos alunos, a bolsista FAP, realizou uma profunda investigação científica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Somente depois de compreender o conjunto de normas do ordenamento jurídico, foi realizada a atividade.

            Os temas tratados envolveram desde o conhecimento dos seus direitos, quando se trata de violência contra crianças e adolescentes, até as responsabilidades que os mesmos devem ter com relação às suas próprias vidas e às suas atividades sociais, escolares e familiares.

Além da exposição dos conteúdos, foi entregue um folder com orientações básicas sobre possíveis denúncias contra a violência infanto-juvenil, bem como, sobre instituições e organizações que tem a função legal e social de proteger crianças e adolescentes contra abusos e maus-tratos.

            Além disso, cada criança recebeu um desenho para colorir que enfatizava a importância da autovalorização, do autocuidado e do conhecimento acerca dos direitos pessoais que toda criança e adolescente tem enquanto cidadão e cidadã.

A atividade foi encerrada com a entrega de um pacotinho de pipoca para cada criança, o que as alegrou bastante. Por fim, as crianças demonstraram grande curiosidade e atenção pelo tema, pois o assunto se revelou uma novidade de grande interesse para este grupo desta faixa etária.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.