As acadêmicas Anna Eduarda Zanchi Peretto, Laísa Cristina Figur e Thays Voltolini, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), representaram a instituição em eventos científicos de destaque, reforçando a qualidade da formação acadêmica e o compromisso com pesquisas de impacto social.
Nos dias 16 e 17 de setembro, Anna e Laísa participaram do 2º Seminário Internacional de Neurociências e Arquitetura do GEP-NeuroArq, realizado de forma on-line, com o tema “Projetando o Futuro: Neuroarquitetura e os Desafios Contemporâneos”.
O evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir como a integração entre neurociência e arquitetura pode contribuir para ambientes mais humanos e resilientes.
O estudo de Anna, “Arquitetura que cuida: a humanização de ambientes hospitalares como estratégia para auxiliar na recuperação de pacientes neonatais e pediátricos”, orientado pela professora Dra. Cláudia Maté e pelo professor Me. Marcelo Wandscheer, recebeu Menção Honrosa pelo mérito acadêmico e relevância da pesquisa.
Já o trabalho de Laísa, “A influência dos elementos do ambiente físico no desenvolvimento sensorial e cognitivo de crianças e adolescentes em espaços de aprendizagem em Caçador/SC”, também orientado pelos professores Cláudia Maté e Marcelo Wandscheer, propõe diretrizes para ambientes educacionais mais acolhedores e estimulantes, com foco em cores, formas, biofilia e layout.
Enquanto isso, Thays Voltolini participou presencialmente do 10º Seminário Mato-Grossense de Habitação de Interesse Social (SHIS-MT), realizado em Cuiabá – MT, que celebrou 20 anos com o tema “Os desafios locais e globais para o bem viver”. Com a pesquisa “Habitação de interesse social e qualidade de vida urbana: lições da avaliação pós-ocupação no Sul do Brasil”, orientada pela professora Dra. Cláudia Maté e pela professora Me. Ana Lúcia Córdova Wandscheer, Thays analisou como as condições físicas e urbanísticas das HIS influenciam o bem-estar dos moradores.
A participação das acadêmicas reforça o compromisso da UNIARP e do curso de Arquitetura e Urbanismo com a formação científica, crítica e socialmente comprometida, estimulando a produção de conhecimento voltada à melhoria dos espaços e da qualidade de vida nas cidades.












