Acadêmicas de Medicina desenvolvem ação extensionista sobre saúde mental no Presídio Regional de Caçador » Uniarp

23.09.25

Acadêmicas de Medicina desenvolvem ação extensionista sobre saúde mental no Presídio Regional de Caçador

As acadêmicas da 2ª fase do curso de Medicina da UNIARP — Maria Luisa Bonessi de Macedo, Aghata Bortoletti, Talia Luana Tomazeli e Letícia Souza Padilha — estão desenvolvendo uma ação extensionista no Presídio Regional de Caçador-SC. O projeto intitulado “Saúde mental de policiais e agentes prisionais: impactos do cotidiano hostil no sistema carcerário” surgiu a partir de uma demanda proposta pelo Comandante André L. Pierdoná.

            A iniciativa prevê a realização de palestras voltadas ao manejo da pressão psicológica vivenciada no ambiente prisional, com foco na saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.

            As atividades de extensão do curso de Medicina da UNIARP têm como diferencial a integração entre universidade, comunidade e sistema de saúde, promovendo uma formação mais crítica, empática e comprometida dos futuros médicos.

            As acadêmicas da 2ª fase de Medicina da UNIARP relataram que a experiência no Presídio Regional de Caçador foi um profundo choque de realidade, que as tirou da zona de conforto e as levou a refletir sobre o sistema carcerário e a condição humana. A vivência despertou nelas a consciência sobre a urgência de cuidar da saúde mental dos policiais penais, profissionais expostos diariamente a situações de extremo estresse e violência. Elas destacam que compreender os impactos psicológicos, como estresse pós-traumático, Burnout, ansiedade e depressão, é essencial para desenvolver políticas eficazes de prevenção e cuidado. Para elas, cuidar de quem cuida é uma responsabilidade que impacta toda a sociedade.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.