No dia 23 de outubro de 2025, as acadêmicas Rafaela Darodda Scandiuzzi, Eduarda Piran Peretti, Jéssica Guzzo e Caroline Dal Col, do 7º período do curso de Medicina da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), realizaram uma ação educativa na Clínica de Hemodiálise de Videira. A atividade foi desenvolvida sob orientação da professora Ana Paula Gonçalves Pincolini, como parte das ações de extensão universitária.
A iniciativa teve como objetivo promover um momento de diálogo e conscientização sobre a saúde do homem e da mulher em tratamento dialítico. Foram abordados temas como autocuidado, prevenção de doenças e qualidade de vida durante o processo de hemodiálise.
Durante a ação, as acadêmicas interagiram com os pacientes e com a equipe multiprofissional da clínica, compartilhando informações de forma acolhedora e humanizada. A atividade proporcionou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e estimulou a reflexão sobre a importância do olhar integral e empático na assistência ao paciente renal crônico.
A UNIARP e o grupo de acadêmicas agradecem à equipe da Clínica de Hemodiálise de Videira pela receptividade e parceria, que foram fundamentais para o sucesso da ação e para o fortalecimento da relação entre ensino, serviço e comunidade.










